segunda-feira, 9 de setembro de 2013

BITOLADOS COISA NENHUMA!

O ser humano sempre pensa em progredir, progredir e progredir , não é mesmo? Mas qual é o conceito de progresso que realmente significa "progresso"? Do ponto de vista que abordarei neste texto, o dicionário diz que progresso é uma mudança progressiva, geralmente favorável, um processo de crescimento ou  de desenvolvimento que redunde em uma vantagem obtida, em êxito.

 Mas não creio que adiante  adiante muita coisa para o bem do mundo em que vivemos se apenas fizermos progresso em áreas como a profissional, a social  e a pessoal. De nada adiantam cursos e mais cursos, títulos universitários, êxito profissional, conquistas materiais, conquistas pessoais - família,  corpo perfeito, acúmulo de conhecimento, etc) e tudo o mais a que o homem possa  almejar, se igualmente não fizermos nenhum progresso moral. E pior, se retrocedermos quanto ao valores morais que desde sempre serviram de alicerce ao desenvolvimento e manutenção da sociedade ocidental, que é onde vivemos. 

Os avanços morais (?) que estamos vivenciando de uns tempos para cá, são a meu ver retrocessos, fruto da da ausência  de reflexões demoradas a respeito de qualquer coisa. Quem me conhece esperaria que eu dissesse que é por causa da falta de Deus, mas ainda que eu creia nisso acima de tudo, quero me ater apenas ao fato de que  as pessoas não gastam mais algumas horas em meditações, leituras, conversas, debates, enfim em atividades que requeiram e estimulem o raciocínio a respeito desses novos valores que estão mudando a configuração dos relacionamentos sociais. 

Infelizmente  neste mundo onde tudo "é para ontem" e onde o pensamento anda acelerado demais, as pessoas estão, de modo geral, apenas repetindo conceitos e novas ideias sem avaliarem como deveriam  o impacto que essas novidades poderá acarretar ao futuro da humanidade. Novidades essas que são facilmente vendidas quando apresentadas por qualquer grupo  ou por qualquer pessoa   que receba  algum destaque na mídia para atender interesses dos que controlam essa mesma mídia sejam eles  interesses financeiros, políticos ou ideológicos.  

Por essa razão, aqueles  que rotulam os cristãos de  ignorantes, bitolados, massa  manipulada,  etc não sabem o que dizem. Eles desconhecem o fato de que os cristãos que congregam em igrejas sérias e comprometidas com o verdadeiro evangelho, estão constantemente expostos à reflexões, auto-análises, debates e estudos, sempre  presentes não só nos cultos por meio dos sermões, mas também nas reuniões entre irmãos da igreja, em encontros de amigos, em palestras, seminários, cursos ou acampamentos.  Além disso,  os  cristãos tem desenvolvidas  suas capacidades de análise e  julgamento não só pelo que ouvem mas também pelos livros que leem além da própria Bíblia,   visto que são conhecidos como  grandes consumidores de livros. 

Essas atividades e leituras levam os cristãos a estarem constantemente refletindo a respeito do comportamento humano; dos  relacionamentos inter-pessoais; dos próprios sentimentos e emoções; da realidade  que os cerca; das mudanças que acontecem tanto na sociedade como  em si mesmos nas diferentes etapas da vida; das relações familiares e muito mais. Reflexões assim tão abrangentes e constantes é  algo que não   não ocorre  de modo geral  em outros segmentos dos quais participamos na sociedade, como em clubes, em equipes esportivas, no trabalho, na escola, na faculdade, etc. 

Esse permanente pensar  dos cristãos é uma das  razões pelas quais eles somos um  baluarte da boa moral no mundo nos posicionando contrários às novidades anti-bíblicas como a da família homossexual, da legalização do aborto, dos comportamentos sexuais fora dos padrões divinos, da liberalização da maconha,  novidades que vão cada vez mais tomando força, não porque sejam boas em si para o futuro da humanidade como um todo,  mas  porque as pessoas  simplesmente não gastam tempo pensando em suas consequências para a vida futura e "compram" facilmente algo que se apresente como sendo "progresso" e a solução ideal para este ou aquele problema. 

Como sempre, recorro  uma vez mais às  Escrituras pois nela é certeza encontrarmos orientações para uma vida que agrade a Deus, tanto hoje como no futuro: "Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal."  1 Ts 5:21-22

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails