segunda-feira, 29 de julho de 2013

Será que o Papa Francisco conhece mesmo a Bíblia?

Quem conhece a Bíblia identifica na Bíblia muitas falas proferidas pelo Papa Francisco, muitas das quais são  repetidas nos púlpitos das igrejas  todos os dias. Isso é motivo de alegria para os cristãos que viram  alguns preceitos e valores cristãos tornarem-se conhecidos do público através da visibilidade que a  mídia deu à visita do papa Francisco ao Brasil.

Embora ele não tenha mencionado que a fonte daquelas falas são as Sagradas Escrituras, elas tem imenso valor exatamente por essa razão, e é por isso que desejo ardentemente que a partir de sua visita  muitos que antes não davam  valor à Bíblia e à sua mensagem tenham passado a considerá-la como instrumento para seu crescimento e edificação espiritual, assim como parece ter feito também o Papa Francisco.


Ler a bíblia, estudá-la e conferir o que se lê, se vê e se ouve a respeito de fé e da religião cristã com os textos bíblicos é dever de todo aquele que se diz cristão, não importa se católico ou protestante. Na  livro de Atos da Bíblia utilizada pela Igreja Católica lemos: "Estes eram mais nobres do que os de Tessalônica e receberam a palavra com ansioso desejo, indagando todos os dias, nas Escrituras, se essas coisas eram de fato assim." Atos 17:11.  Afinal, ser cristão é ser um ''pequeno Cristo", como a origem da palavra indica, e um pequeno Cristo deve sempre imitar o Mestre dos Mestres, ou seja imitar a Jesus:  Ele também conhecia as Escrituras.

CONFIRA ALGUMAS FRASES BÍBLICAS DO PAPA EM  SUA VISITA À
Jornada Mundial da Juventude 2013

     Papa: "Não tenho ouro e nem prata, mas trago Jesus Cristo" 
"   Bíblia: "Pedro, porém, disse: Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda! Atos 3:6

Papa: "A verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração".
Bíblia:  "Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição.
Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições." 1 Timóteo 6:9-10


Papa: "Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário"

Bíblia: "Defendei o oprimido e o órfão, fazei justiça ao humilde e ao pobre,
livrai o oprimido e o necessitado, tirai-o das garras dos ímpios." Salmos 82:3-4
Bíblia: "Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva." Isaías 1:17

Papa: "Tudo aquilo que se compartilha, se multiplica"  
Bíblia: "Mas, disseram eles, nós não temos aqui mais que cinco pães e dois peixes. Trazei-mos, disse-lhes Jesus. Mandou, então, a multidão assentar-se na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, elevando os olhos ao céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos seus discípulos, que os distribuíram ao povo." Mateus 14:17-19

Papa:"Quero que saiam fora. Quero que a Igreja saia às ruas."
Bíblia: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." Marcos 16:15-16

Papa: "Peço um favor, com jeitinho, rezem por mim"
Bíblia: "Suplicamo-vos, irmãos, que reconheçais aqueles que arduamente trabalham entre vós para dirigir-vos no Senhor e vos admoestar.Tende para com eles singular amor, em vista do cargo que exercem." Tessalonicenses 5:12-13

Papa: "Como é bom ser bem acolhido, com amor, generosidade e alegria"
Bíblia: "Caríssimo, fazes obras de fé em tudo o que realizas para os teus irmãos, mesmo para os irmãos estrangeiros. Estes, perante a comunidade, deram testemunho do teu amor. Farás bem em provê-los para a sua viagem, de um modo digno de Deus. Pois por amor do seu nome partiram, sem nada receber dos pagãos. Devemos, portanto, receber a tais homens, para cooperar com eles pela verdade." 3 João 1:6-8

Papa: "Bote fé, que a vida terá um novo sabor. Bote  fé, bote a esperança e bote o amor."\
Bíblia: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

Papa: "A violência só pode ser vencida a partir da mudança do coração humano." 
Bíblia: "Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne." Ezequiel 36:26

Papa: "Cuidemos do nosso coração, porque é de lá que sai o que é bom e o que é ruim, o que constrói e destrói."
Bíblia; "Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida". Provérbios 4:23
Bíblia: "Ao contrário, aquilo que sai da boca provém do coração, e é isso o que mancha o homem. Mateus 15:18
\   
     Papa: "Bote amor, e sua casa será construída como uma casa sobre a rocha" 
"     Bíblia: "Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24




    Façamos  o mesmo! Saibamos o que diz a Bíblia para basearmos nela nossa vida de fé,  como recomendou o próprio apóstolo S. Paulo. Disse ele:  "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiçaPor ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra." 2 Timóteo 3:16-17

Se você não sabe por onde começar a ler a Bíblia, sugiro que comece pelo evangelho de S.João, no Novo Testamento.  E caso você não tem uma Bíblia em casa,  mas tem internet, pode ler a Bíblia neste site, em uma destas versões:
Bíblia na versão Católica

A diferença entre elas são apenas alguns livros a mais contidos na Bíblia Católica, considerados pelos protestantes como sendo livros históricos devido ao seu conteúdo, porém a mensagem de ambas é sempre a mesma : 
Ambas apontam para Jesus Cristo como sendo o Senhor e Salvador do homem! 


Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails