sexta-feira, 29 de março de 2013

CATÓLICOS COMEM PEIXE NA SEXTA-FEIRA SANTA. Por que?



Uma amiga católica me disse que ia preparar um delicioso bacalhau para o almoço da  Sexta-feira Santa.
Comentei que essa era uma tradição deliciosa - já que adoro bacalhau!  e perguntei se ela sabia o porquê dessa tradição.
Achei curioso saber que a razão que ela deu não conferia com a razão que eu sempre pensei que fosse, e então fui tirar a dúvida na internet. Descobri para minha surpresa que existem várias explicações!


Os católicos comem peixe na Sexta-Feira Santa por um dos motivos abaixo, ou talvez até por mais de um: 

1) Porque a liderança da igreja  católica orienta seus fiéis a que se abstenham de carne vermelha, já que Jesus derramou seu sangue por nós na sexta-feira antes da Páscoa;
2) Porque Jesus distribuiu peixes à multidão. Mc 6.41;
3) Porque o peixe é o símbolo dos cristãos, talvez em razão de que alguns discípulos terem sido pescadores ou porque Jesus lhes disse  que fossem "pescadores de homens". Mt 4.19;
4) Porque ao fazer o sacrifício de não comer carne vermelha os fiéis estariam unindo-se ao sacrifício de Cristo na Cruz;
5) Porque a carne vermelha não é acessível a todos, e ao abster-se dela os fiéis estariam lembrando daqueles que não tem condições de comer carne e sentir-se-iam  impelidos a compartilhar com eles o mesmo tipo de refeição ".

Essa tradição é,  como o próprio nome diz, uma tradição. Não é um mandamento de Deus  e não é uma   ordenança de Jesus. Apesar disso, comer peixe na Sexta-Feira Santa evitando a carne vermelha não é pecado algum já que não contraria nenhum princípio bíblico. Então, que os não católicos comam peixe nesse dia tranquilamente se desejarem,   sem que se sintam culpados, e  especialmente se for uma deliciosa bacalhoada!

É possível desconhecer-se  a razão do porque é que se  come peixe ao invés de carne vermelha, mas todo cristão deveria   saber  a verdadeira razão da Páscoa!

Então, caso você seja um dos que não sabem o porque do bacalhau na sexta-feira e quem sabe até do motivo pelo qual se presenteiam  amigos e parentes com ovos de chocolate, aqui está a explicação:

Jesus veio a este mundo com o  propósito de ser "a ponte" entre Deus e o homem pecador pois a comunhão entre eles havia sido interrompida desde o pecado no Paraíso. O homem vivia longe de Deus, rejeitando-o, desobedecendo-o, adorando a outros deuses e querendo ser Deus de sua própria vida!  Deus  desejou então  re-ligar a comunhão perdida e bolou um plano - o plano da Salvação, que é formado de três partes:

Parte A -  O próprio Deus se encarnou na pessoa de Jesus e veio conviver com os homens por alguns anos. Aqui foi rejeitado por muitos e por várias razões,  e foi injustamente acusado e condenado a morrer em uma cruz. Lá foi Ele para o Calvário, ferido, açoitado e finalmente pendurado na Cruz e deixado ali para morrer.  Parte do plano era que  ao morrer Jesus assumisse para si os meus e os teus pecados. Ele os levou consigo para a morte e desse jeito o castigo que nós merecíamos por causa dos nossos  pecados - o castigo do afastamento eterno de Deus -  foi anulado.  "Está consumado" disse Ele antes de entregar seu espírito e morrer, o que significa que consumou na Cruz a parte "A" do plano de Deus.  Faltavam ainda as partes "B" e"C".

Parte B - Conformo já havia sido profetizado centenas de anos antes, a parte "B" do plano foi  sua ressurreição e sua ascensão ao  céu. Assim, no terceiro dia depois de sua morte na Cruz Ele ressuscitou e quarenta dias mais tarde subiu ao  céu  entre nuvens e desde então lá está,  junto ao Pai.

Parte C - Mas Jesus não nos deixou sós quando se foi. Ele envio seu próprio Espírito para habitar na alma daquele que o confessa, ou seja, aquele que o  reconhece como seu Senhor e  seu Salvador pessoal.  Essa foi a parte "C", a única parte que nos cabe no plano da Salvação:  a de  nos arrependermos,  pedirmos perdão de  nossos pecados (aqueles que Ele levou!) e de rendermos nossas vidas integralmente ao seu senhorio. Aí sim é   estamos habilitados a recebemos o Espírito Santo de Deus e temos nossa comunhão com o Pai restabelecida.  Essa última parte cumprida por nós é a que nos  torna verdadeiramente Filhos de Deus e aptos a herdarmos a Vida Eterna!   

Por isso a alegria, por isso o almoço festivo do Domingo de Páscoa. Porque a ressurreição de Jesus é o cumprimento final de Sua parte no Plano da Salvação, a que nos permite que cumpramos nossa parte e recebamos a Vida Eterna!

- Ah, e quanto a comer peixe na Sexta-Feira Santa? E quanto aos chocolates e ovos de Páscoa? Podemos ou não comer? Podemos ou não dar coelhinhos de pelúcia de presente às crianças ou distribuir ovinhos pitados e recheados com confeitos coloridos?

Sim, você pode fazer isso tudo, mas se quiser  herdar a Vida Eterna com Deus, terá que fazer a entrega de tua vida a Cristo. Somente através Dele - a ponte -  e  de mais ninguém, diz a Bíblia, é que podemos ser salvos.  Nenhuma tradição, nenhuma reza, nenhum santo, nenhuma religião, nem mesmo Maria, podem nos salvar. Apenas CRISTO pode. Foi para isso que Ele viveu, morreu e ressuscitou.  Isso sim é a PÁSCOA! Todo o resto são meros costumes, tradições e hábitos adquiridos, que muitas vezes são praticados sem que se saiba porque!  


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
 para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
  João 3:16

P.S: A diferença entre católicos e não católicos quanto a essa tradição é que no caso dos católicos evitar carnes vermelhas nesse dia é uma orientação da igreja para seus fiéis e no caso dos não-católicos é uma opção pessoal. Ambas merecem todo respeito!

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails