quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

EVANGELISTA X DISCIPULADOR

DISCIPULADOR
VOCÊ É UM EVANGELISTA OU UM DISCIPULADOR?
EVANGELISTA

(Resumo da aula de Formação e Reprodução do Caráter Cristão - ISBL/Maringá, Prof. Pr. Rafael de Paula)

Ontem à noite, ao voltar da aula de teologia comentei com minha filha sobre a matéria da aula. Interessada pelo assunto ela fez alguns comentários e perguntas e depois da explicação que lhe dei, conforme a aula recebida, ela disse:
- Mãe, você não sabe o peso que tirou de mim! Sempre achei que havia alguma coisa errada em minha vida cristã pois eu não consigo ser as duas coisas: evangelista e discipuladora! Sempre oro e peço a Deus para me dar mais coragem para anunciar o Evangelho às pessoas! Ufaaa...que alívio!!

Fiquei pensando em nossa conversei e imaginei que devem haver muitos cristãos com o mesmo anseio de minha filha e que se questionam  porque  será que não tem mais ousadia como  evangelistas ou porque não gostam de cuidar da vida espiritual das pessoas que se convertem.  Então fiz este post para quem sabe elucidar esse dilema,  e começo por um episódio narrado por  uma das alunas durante a aula: 

Ao sair do trabalho - disse ela -  acompanhada de minha chefe, que também é evangélica, vimos um senhor na frente do shopping que parecia estar passando por alguma dificuldade. Ambas sentimos que deveríamos ir até ele para ver o que estava acontecendo e lhe oferecer algum tipo de apoio. Fomos conversar com o homem, que nos contou pelo que passava. Eu  lhe falei do amor de Deus e lhe disse que sua situação  poderia mudar se entregasse a vida à Jesus. Expliquei que Ele havia morrido na cruz por amor à  pessoas como ele também. O senhor se comoveu ao ouvir aquilo e chorou. Depois oramos com ele e nos afastamos. Então minha chefe me perguntou

- E...e se tudo o que você falou não der em nada? E se ele pareceu ter entendido mas logo vai se esquecer de tudo e continuar a viver sem Jesus? 
E eu respondi:
- Bom, eu fiz a minha parte. Falei de Jesus. Agora o resto é  com o Espirito Santo.


Nosso professor achou o episódio  perfeito para nos mostrar que existem diferenças entre evangelistas e discipuladores  e que dificilmente alguém será as duas  coisas. O Evangelista sempre sentirá  a urgência da Salvação deste mundo perdido e é ávido em levar o Evangelho ao maior número de pessoas possível. Ele se sente correndo contra o relógio que tem marcado o dia e a hora da volta de Jesus! Essa é a principal razão porque ele não tem a paciência de um Discipulador que   acompanha a vida dos novos convertidos por meses a fio. Este, ao contrário do Evangelista, tem o desejo de caminhar com a pessoa ajudando-a a desenvolver sua  nova vida cristã. Ele não é necessariamente um proclamador do evangelho - ainda que deva evangelizar - conforme a missão que Jesus deu a todos os seus discípulos: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16.15 

Abaixo listo mais algumas características vistas na aula e que definem  Evangelistas e Discipuladores : 


- O EVANGELISTA é um proclamador do evangelho (Boas Novas);
- Seu testemunho pessoal de conversão é essencial para seu evangelismo (contar o que Jesus fez em sua própria vida);
- Sente amor pelo perdido, ou seja, amor pelas pessoas que vivem sem Jesus e que portanto não herdarão a Vida Eterna no céu. 
- Não é necessariamente um conhecedor das Escrituras. 
- Não há limites de pessoas que possa evangelizar.

- O DISCIPULADOR é antes de mais nada  um verdadeiro discípulo de Cristo, o que significa que está constantemente aprendendo com Ele e desenvolvendo sua vida cristã;
- Tem um testemunho de vida coerente com o que ensina.
- Sente amor por seu discípulo e a ele se dedica  até que este possa caminhar sozinho;
- Tem disponibilidade para ouvir, telefonar, visitar, ajudar e acompanhar a vida espiritual e pessoal de seu discípulo  por um ano ou dois;

- Conhece ao menos as verdades básicas da Palavra de Deus.
- Discipula poucas pessoas ao mesmo tempo (não mais do que duas ou treis). 

Sabendo disto  agora você pode também descansar, como fez minha filha, já que poderá identificar qual é o seu Dom entre os dois Dons mencionados. O dela,  ela ja sabia: é uma Discipuladora!  A diferença é que agora não  precisará mais angustiar-se por não  possuir também as características de uma Evangelista. 



Espero ter ajudado caso você esteja entre as pessoas com dúvidas a esse respeito. Se tiver mais alguma dúvida escreva-a  em COMENTÁRIOS e assim que  possível será respondida.  



Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails