segunda-feira, 19 de novembro de 2012

INVEJA? Não precisa ter inveja não...


Bisbilhotar as fotos dos amigos e conhecidos no facebook pode ser um perigo!

Sabe por que? Porque lá  SÓ publicamos as fotos que ficaram boas, é claro! Nelas estamos com  uma roupa bonita e da moda,  nosso cabelo está sempre ajeitado,  nossos amigos estão sorridentes,  o casal de namorados está "in love" eterno, os cônjuges se entreolham  ternamente, o restaurante a que fomos é  de alto nível,  a festa a que fomos convidados é chique, os nossos filhos parecem sempre bonzinhos e amorosos  e aquela piscina linda  é do hotel maravilhoso que frequentamos nas férias!




Às vezes vejo críticas ao facebook por causa disso e, sinceramente, não vejo mal nenhum em postar o que é bonito! É óbvio que ninguém faz questão de publicar (a menos que seja uma brincadeira)  uma foto em  com uma camiseta velha e manchada, com o cabelo todo bagunçado, brigando com a mãe ou comendo um lanche  em pé no carrinho da esquina. Ninguém publica fotos  dos filhos brigando a tapas, da esposa tendo uma crisa de TPM, da pia cheia de louça suja, dos amigos discutindo,  do casal tendo uma "DR", ou "pegando um bronze" nas  férias  no quintalzinho dos fundos.

Gente, a vida real dos outros é igualzinha à nossa, ok? O problema não está na beleza das cenas que aparecem nas fotos, o  problema está em quem pensa que a "grama do vizinho é sempre mais verde que a sua". Não pensa que os sapatos mega lindos da amiga podem ser emprestados, que a foto romântica do  casal de amigos pode ter  sido tirada um minuto antes daquela discussão horrorosa, ou que a foto na piscina do hotel pode ter sido fruto de um ano inteiro de economias. E mesmo que não seja nada disso, mesmo que você tenha amigos em situação financeira melhor que a tua, mesmo que teus amigos sejam "sarados" e tuas amigas andem mesmo na moda e usando sempre roupas de grife, qual é o problema? Uma foto é o "flash"de um instante apenas, não representa a vida toda dos outros!

E digo mais: é possível que existam pessoas que sejam mais felizes que nós em muitas áreas, que tenham tido oportunidades que nós não tivemos, que tenham corpos que o mercado da moda valoriza e que a mídia enaltece. Mas ainda assim, o problema não está nas fotos do facebook. O problema está em não sentirmos gratidão pelo que temos HOJE. Eis a questão: ingratidão causa inveja.

Então como fazer para olhar todas essas fotos lindas, chiques, felizes dos outros e não sentirmos uma pontada de inveja ou ciúmes?

O segredo é sermos felizes. Ponto. E ser feliz não pode depender de ser ou ter, seja dinheiro, beleza física,  saúde, sucesso ou a companhia de pessoas que nos amem e nos valorizem.

Ser feliz  é darmos um sentido de utilidade à nossa vida, é termos um propósito maior do que o de sermos felizes aqui e agora, é sermos imensamente gratos à Deus por tudo o que temos, ainda que o que tenhamos sejam coisas simples, ainda que nossas fotos não "brilhem" nas redes sociais, ainda que não sejamos as pessoas mais admiradas do círculo de amigos e que nossos relacionamentos tenham lá seus altos e baixos. Mas principalmente ser feliz é saber o quanto somos amados por Deus e estar em paz com Ele! A felicidade em todas as outras áreas de nossas vidas  será então mera consequência disso.

 Então sim, quando você está bem com Deus, você pode ficar maravilhado com as fotos do facebook como quem contempla as fotos dos 10 homens mais ricos do mundo atualmente, das 10 mulheres mais belas do mundo, das famílias que beiram a perfeição ou dos casais mais admirados do mundo sabendo que a vida deles não é a tua vida. A tua vida é a que Deus planejou para você. Uma vida em comunhão íntima com Ele. Simples Assim!

"Mas, buscai primeiro lugar  o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas 
coisas vos serão acrescentadas." 
Mt 6.33


Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails