terça-feira, 16 de outubro de 2012

REFORMA TOTAL!

Leia os vinte conselhos abaixo, cuja prática ao que parece, é capaz de "reformar" você e depois responda:

  • Você se acha capaz de praticá-los sem muito esforço?
  • Acha que seu íntimo seria transformado definitivamente caso os praticasse?
  • Quantos desses conselhos você acha que precisaria praticar para que ocorra essa "reforma" prometida na imagem? Todos? Alguns?

__________________________________________________________________________

01. Executar alegremente as próprias obrigações.
02. Silenciar diante da ofensa.
03. Esquecer o favor prestado.
04. Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.
05. Emudecer a nossa agressividade.
06. Não condenar as opiniões que divergem da nossa.
07. Abolir qualquer pergunta malicisa ou desnecessária.
08. Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.
09. Treinar a paciência constante.
10. Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.
11. Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.
12. Desculpar sem desculpar-se.
13. Não dizer mal de ninguém.
14. Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.
15. Alegrar-se com a alegria dos outros.
16. Não aborrecer quem trabalha.
17. Ajudar espontaneamente.
18. Respeitar o serviço alheio.
19. Reduzir os problemas particulares.
20. Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

Muitas vezes vejo publicados em blogs e no facebook  ensinamentos e conselhos como estes de "mestres",  "gurus" e homens tidos por sábios. Ah, as pessoas gostam muito desses conselhos e certamente concordam que  se a humanidade os praticasse o mundo seria um lugar bem melhor para se viver! 

Dificilmente você discordaria de um dos conselhos acima como sendo algo bom se praticado por quem quer que seja.  Eu também, quando os li, concordei com todos. E não poderia ser diferente, sabe por que? Porque como conheço a Bíblia  reconheci em cada um dos vinte conselhos passagens bíblicas com os mesmos conselhos,  coisa que provavelmente os seguidores de mestres humanos como os seguidores do  "autor" das dicas acima (Chico Xavier) nem sequer imaginam! Imputando à sua pessoa a autoria dos mesmos e o tem por sábio, quando na verdade o verdadeiro autor e sábio dos sábios é Deus! 

- Mas e daí? alguém pergunta - que diferença faz seguir este ou aquele mestre se os ensinamentos são os mesmos afinal?

A diferença está em que apenas concordarmos com eles e  nos esforçarmos para segui-los não mudará o nosso coração de pedra, não mudará nossa essência e a nossa inclinação para fazer sempre o contrário do que deveríamos fazer. " Mestres",  gurus e homens tidos por sábios  apenas nos mantém com o foco longe daquele que é  o verdadeiro AUTOR  e o ÚNICO capaz de mudar alguém de dentro para fora mudando sua mente e sua essência a tal ponto que não será mais necessário esforço algum para cumprir nenhum dos vinte conselhos! Praticá-los, ainda que ninguém consiga fazê-lo na íntegra,  é consequência natural na vida daqueles que reconhecem Jesus como sendo o próprio Deus encarnado e o único que foi capaz de dar sua própria vida não por uma causa política, social ou religiosa,  mas por mim e  por você,  para que crendo,  nossas vidas fossem transformadas completamente! 

Os que seguem apenas a Jesus não precisam mais de "mestres" ou "gurus", nem frequentar cursos de auto-ajuda, nem se sentir incompetentes por não  atingir graus elevados de perfeição. Quem segue O Mestre, não perde tempo e dinheiro com esta ou aquela solução mágica para os problemas da vida, que no fim das contas não solucionam definitivamente coisa alguma, pois suas vidas continuam as mesmas, sempre, pois a paz de espírito que sentem durante as aulas, exercícios espirituais  ou reuniões religiosas desaparece diante da primeira tempestade, e então o controle que se tem sobre as próprias ações e reações  parecem nunca ter existido.  Apenas Jesus oferece paz em qualquer circunstância  e mudança duradoura no coração e na vida de quem O segue, independente de quantos conselhos pratique.  E acredite, apenas a Palavra de Deus contém não apenas vinte, mas infinitos ensinamentos para reformar de uma vez por todas nossas mentes e nossos corações.  


"Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. 
Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 
Ez 11.19

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
 Rm 12.2

Creia Nele, entregue tua vida a Ele e seja reformado para sempre!


Estou preparando outro post com versículos bíblicos escritos há mais de dois anos e  que ensinam a praticar exatamente os "conselhos de Chico Xavier".  Aguarde!




Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails