terça-feira, 11 de setembro de 2012

A ARTE DE RECEBER ELOGIOS




Ao não querer parecer orgulhosas e pouco humildes algumas pessoas correm o risco de ser antipáticas na hora de receber elogios. Fazem comentários negativos depois de terem sido elogiadas ou, outras vezes, por não saber o que dizer, fazem de conta que não ouviram o elogio.  Aliás, fazer de conta que não se ouviu o elogio pode ser ainda pior, pois a pessoa que fez o agrado  fica com a sensação de ter passado por tola e  certamente passará a ver como antipática a  indiferença do elogiado.

Algumas dicas para que você saiba como receber e como não receber elogios:

  •  Ao elogiarem tua aparência com frases do tipo: “Como você está linda hoje!” ou “Esse corte de cabelo ficou perfeito em você!”, não desfaça do elogio recebido com respostas negativas como  “Ah, você deve estar precisando de óculos”, ou  “Eu não gostei, aliás detestei este corte!”.  De certa forma você até ofende quem elogiou,  como se a pessoa não tivesse bom gosto ou não estivesse sendo  sincera. Reaja ao elogio de maneira positiva e natural,  sempre.  Diga frases positivas: “Ah, que bom que você gostou!”, “Muito obrigado!”, “Nossa, ganhei meu dia hoje!”
  •  Se alguém elogia a roupa  ou algum acessório que você está usando  agradeça alegremente, pois, ainda que o objeto do elogio não seja você, foi você quem escolheu aquela roupa ou acessório na hora da compra, ou,  caso tenha sido um presente de alguém, foi você quem escolheu essa peça ao se vestir. Agradeça da mesma forma que se o elogio fosse feito à tua pessoa e assim estará valorizando também  o bom gosto de quem fez o elogio.
  •       Se alguém elogia tua performance em uma palestra, tua atuação em uma  peça teatral,  tua apresentação musical ou a organização de um evento,  agradeça com entusiasmo reconhecendo o esforço do outro em te elogiar e enaltecer tuas habilidades.  Se disser apenas um “Ah, não foi nada não!”  ou  “Que exagero! Nem foi isso tudo não!” você estará desestimulando a pessoa a fazer elogios em outras ocasiões e a fará sentir-se como uma tola por ter elogiado algo indigno de algum mérito.  
Dependendo dos  teus dons e habilidades você estará  sempre sujeito a receber elogios, seja por algum prato culinário preparado com capricho, pelo conserto de algo quebrado, pela beleza das plantas do teu jardim, por peças de artesanato que tenha feito, por quadros que tenha pintado,   por roupas que você mesmo tenha confeccionado, por textos bem escritos,  por tua voz afinada,  etc.. O melhor é aprender a  acolher os elogios com naturalidade e palavras de gratidão sinceras!  

O apóstolo Paulo não economizava elogios aos irmãos das  igrejas cristãs, numa demonstração de que Deus se alegra com palavras de aprovação e estímulo ditas com sinceridade. Assim, supondo serem sinceras as palavras de elogio que você recebe, seja grato por elas, pois tudo que é bom e agradável sempre vem do coração de Deus!

“Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” 
1 Ts 1:3

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails