quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FACEBOOK - Dicas para pais de adolescentes

Dos nossos quatro filhos, dois já passaram pela adolescência  e chegaram sãos e salvos à juventude (ufa!),  mas temos um menino e uma menina AINDA  adolescentes! E eles
usam o facebook, o twitter, o msn, e o  celular!!! Sabe o que isso significa? 
Preocupação!!


Preocupa por causa dos riscos a que estão expostos na rede e por nos sentirmos impotentes para controlar essa área da vida dos filhos, saber com que se relacionam na net,  que sites visitam, quantas  horas ficam na frente do computador, etc. E para aumentar ainda mais nossa preocupação as opções de privacidade nas redes sociais - e nos celulares - são cada vez mais eficientes o que nos deixa  ma-lu-cos por não sabermos o que é que  anda rolando em suas vidas!

A gente não consegue mais saber o que tanto eles  conversam e com quem conversam! Ah, que saudades do tempo em que podiamos  pegar a extensão do telefone ou quando podiamos colar o ouvido nas paredes para  ouvir suas conversas  com os amigos e/ou namorados!!!

Mas hoje? Hãã... hoje eles pouco vão às casas uns dos outros e quando conversam o fazem por mensagens nos celulares bloqueaaados, por DMs  nas redes sociais (mensagens fechadas) ou então vão para algum lugar  longe da gente para conversar pelo celular!  Afff... é a morte não saber que rumo estão seguindo e o que é que andam fazendo!

Mas... mas não podemos desistir e "deixar como está para ver como é que fica"! Não podemos deixar  para pagar o preço de abrir mão de certo controle (com moderação, é claro)! Nós ainda podemos ter uma idéia, mesmo que vaga (fazer o quê?) do que eles fazem e sobre o quê eles conversam. A solução é esta:  nós, os pais, professores, líderes de igreja, tios ou avós, devermos  acompanhar ao menos  "alguns dos seus passos"  aderindo às redes sociais  também! Assim teremos uma noção, mesmo que mínima, sobre quais  assuntos  conversam publicamente , quem são os amigos, do que gostam, que links compartilham,  que séries na TV  assistem, quais video clips do youtube eles curtem - já que ninguém mais ouve música no velho 3 em 1 - lembra disso?? O negócio agora é I POD e fone de ouvido!! A nosso favor está o fato de que quase todo adolescente adooora se exibir, expor opinões, comentar sobre os lugares que frequentam, etc. para que os amigos - e paqueras - vejam quem são eles!

Para da uma mãozinha nessa árdua tarefa (hehehe)  coloco o link de uma página do próprio Facebook com dicas de segurança para PAIS, PROFESSORES, ADOLESCENTES E AUTORIDADES. Recomendo que a leia e que incentive outros  a lerem também, inclusive os seus adolescentes!



Cuidado!
Não menospreze o poder destrutivo da internet 
caso  ela não esteja sendo usada com responsabilidade!


Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails