sábado, 7 de janeiro de 2012

NÃO CONSIGO ENTENDER!!





Ah, claro, né! Não dá mesmo para entender o filme se você só  assiste trechos isolados! 


___________________________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros

Ler trechos isolados da Bíblia  é como assistir  um filme já começado,  ou assistir um trecho e depois sair do cinema. É como ler um romance  saltando passagens ou começar pelas últimas páginas, voltar depois ao início, pular para o meio e largá-lo sem terminar. Assim não se entende nada mesmo!!!

Para entender a mensagem bíblica  é preciso (a) ler, (b) refletir sobre o que se lê e (c) associar o que foi lido a outras passagens à medida que for conhecendo a Bíblia toda. É preciso também conhecer cada capítulo do começo ao fim e não ler apenas trechos aleatoriamente dentro de um capítulo, pois não compreenderá o contexto em que está inserida a passagem lida.  É preciso ler o antes e o depois, até terminar o capítulo todo e depois, ler os capítulos seguintes. Verá como tudo faz sentido ao longo do livro.

Como acontece na montagem de um grande quebra-cabeças em que peças soltas ou pequenos conjuntos de peças agrupadas não revelam a figura toda, o "quebra-cabeças" bíblico precisa ser montado por inteiro! Sabemos que há  passagens difíceis e mais talvez "monótonas" em alguns  livros, mas elas são essenciais na composição e compreensão do todo. Não desanime por causa delas pois verá como farão sentido mais adiante. E aproveite para conferir se o que você pratica dentro da tua  fé e o que você sabe sobre fé,  Deus, igreja, Jesus, Maria, pecado, etc. condizem com o que lê nas Escrituras Sagradas.

A Bíblia é uma coletânea de 66 livros, escritos ao longo de 1600 anos aproximadamente, e  por umas 40 pessoas  inspiradas por Deus, porém de culturas e lugares diferentes, em diferentes  épocas da história  da humanidade. Saber isso é essencial para entender situações que a nossos olhos parecem não fazer sentido algum, pois tão diferentes  realidades e  costumes  não são nossa realidade,  mas os princípios divinos  por trás dos fatos e histórias bíblicas continuam sempre os mesmos. É nisso que deve estar o nosso foco ->  nos PRINCÍPIOS de Deus, naquilo que Ele quis transmitir a todas as gerações como valores imutáveis.

Deus não muda, Ele é sempre será o mesmo desde toda e por toda a eternidade. O que muda são as circunstâncias, mas o ser humano em si  desde sempre tem a mesma essência, as mesmas necessidades físicas, materiais, emocionais e espirituais, apesar das mudanças que ocorrem nos diferentes períodos da história da humanidade. Por essa razão é que a mensagem bíblica é sempre atual!

Assuma o propósito de ler a Bíblia inteira e irá se surpreender com o que vai compreender e aprender pois..."Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.  2 Timóteo 3:16.17"

O versículo acima é mais facilmente compreendido desta forma: "Cada parte da Escritura é inspirada por Deus e útil de um modo ou de outro - para mostrar a verdade, denunciar nossa rebelião, corrigir nossos erros, ensinar como viver o caminho de Deus. Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus deseja nos incumbir"

E agora, vai encarar  a Bíblia toda?

Obs.: Existem diferentes traduções da  Bíblia, algumas com a linguagem atualizada, contemporânea,  para  mais fácil compreensão e outras que usam uma linguagem mais erudita. 


Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails