quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mentes Perigosas



Abaixo transcrevo um trecho do livro "MENTES PERIGOSAS"
de Ana Beatriz Barbosa Silva, e a seguir, comento.



___________________________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros


      "As diversas manifestações das condutas psicopáticas nos levam necessariamente a uma avaliação da importância que o meio ambiente pode ter na apresentação desse transtorno. O ambiente social no qual a violência e a insensibilidade emocional são "ensinadas" no dia a dia pode levar uma pessoa propensa à psicopatia a ser um perigoso delinquente.  Por outro lado, um ambiente social favorável e uma educação mais rigorosa e menos condescendente às transgressões pode levar essa mesma propensão a se manifestar na forma de um desvio social leve ou moderado. 
       Podemos, então, concluir que a psicopatia apresenta dois elementos causais fundamentais: uma disfunção neurobiológica e o conjunto de influências sociais e educativas que o psicopata recebe ao longo de sua vida... nos casos em que os pais (família) realizam de forma muito competente suas tarefas educacionais, essas características biológicas podem ser compensadas ou canalizadas para atividades socialmente aceitas.  No entanto, quando o ambiente não é capaz de fazer frente a tal bagagem genética - seja por falhas educacionais por parte dos pais, por uma socialização deficiente ou ainda por essa bagagem genética ser muito marcada -, o resultado será um indivíduo psicopata."
(grifos meus)

Comento:
Quais seriam as "transgressões" a que a autora se refere?
 Não acho que se refere aquelas transgressões óbvias  como assassinatos, tráfico de drogas, assalto a mão armada, corrupção na política etc,  mas àquelas socialmente aceitas:   mentiras, pequenos atos desonestos (como trocar a etiqueta de um produto por outra de menor valor), não devolver o que se pede emprestado, não repor aquilo que  foi quebrado, ficar com o troco dado a mais, furar filas, oferecer dinheiro ao guarda para se livrar da multa. Há ainda outras transgressões como trair o cônjuge, praticar atos de vingança, estacionar em local proibido, faltar no emprego e mentir dizendo que se estava doente, e tantas  mais consideradas banais,  mas que não são, porque crianças que estão diariamente convivendo com essas "pequenas transgressões" tem nelas a base de valores que formam (ou melhor, deformam) seu caráter e contribuem para agravar o comportamento das  que já possuem disfunções neurobiológicas.

A autora afirma que as características que fazem com que essas pessoas sejam perigosas para si mesmas e para a sociedade,  podem ser compensadas ou canalizadas para atividades socialmente aceitas! Bingo! É exatamente assim, pensei quando li  essa frase! É isso o que acontece com a prática do cristianismo! Comprovo  diariamente como a formação do caráter cristão nas crianças contribui favoravelmente com a sociedade ao inibir a manifestação de condutas anti-sociais e a regular a vida de quem  possui  disfunções biológicas que as tornam  propensas  a  condutas perigosas (promiscuidade sexual, drogas, roubos, violência,  alcoolismo, suicídio, etc.). Ao criar os filhos  formando neles o caráter cristão, sejam eles como forem,  constroi-se ao redor de seus coraçöes (e de  suas mentes) uma cerca de proteção não só contra os outros, mas contra si mesmos, inclusive!

Abaixo, algumas  das condutas socialmente aceitas exercidas por crianças, adolescentes e/ou jovens cristãos:
  • Usam parte do seu  tempo em ações sociais;
  • Exercem  funções voluntárias como fazer parte da equipe que cuida do som do igreja, da recreação de crianças menores, da  decoração de eventos, da arrecadação de materiais recicláveis,etc. 
  • Cantam no coral ou na equipe de louvor ; 
  • Fazem parte do grupo de coreografia; 
  • Tocam instrumentos musicais nas bandas da igreja;
  • Envolvem-se em atividades esportivas nas quais o respeito físico e verbal pelo adversário são praticados; 
  • Frequentam encontros, palestras e seminários nos quais são ensinados princípios como  perdão, domínio próprio, paciência, amor ao próximo, respeito aos pais e às autoridades, pureza sexual,  honestidade, etc.
  • Atuam em, ou assistem a, peças teatrais que transmitem conceitos como o de que a mentira, o roubo,  a vingança, o uso de entorpecentes e a promiscuidade sexual,  sempre produzem maus resultados;
  • Trabalham em equipe no planejamento e execução de  projetos;
  • Visitam doentes nos hospitais, idosos em asilos, crianças nos abrigos;
  • São incentivados a fazer amizades duradouras e não apenas colegas;
  • Frequentam acampamentos;
  • Fazem passeios em grupo;
  • Aprendem a liderar e a ser liderados.
  • Desenvolvem o hábito da leitura a partir da prática da leitura da Bíblia e de bons livros;
  • Conhecem a Palavra de Deus de maneira adequada a cada fase de seu desenvolvimento.
Quantos jovenzinhos propensos a transtornos de conduta conseguem controlar seus impulsos destrutivos e são  mantidos longe  do vício, da gravidez precoce, de doenças sexualmente transmissíveis, da rebeldia contra os pais, dos atos de vandalismo e mesmo de crimes,  por amarem a Deus e conhecerem  e praticarem os princípios cristãos? Esses mesmos jovens, que em qualquer outro ambiente seriam desprezados e temidos ainda sentem-se aceitos por  pessoas que se importam e que os amam a despeito de seu comportamento por vezes arisco e por suas atitudes nem sempre desejáveis!

Eis aqui mais uma prova de que a Bíblia é mesmo um manual para uma vida  abundante, porque nela sabemos que  todos os que se achegam a Deus através de Cristo, não permanecem como estão. Jesus muda suas vidas para melhor, inclusive a vida dos portadores de disfunções  neurobiológicas. Isso é claro para mim, como água cristalina, porque...

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão,
 para a correção e para a instrução na justiçapara que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." 
2 Timóteo 3:16-17








Um comentário:

Anônimo disse...

quanta besteira voce escreveu.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails