sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PARA QUE SERVE A FÉ?



"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos 
e a prova das coisas 
que não vemos."
Hb 11.1

E, para que serve a fé?





Fé é a prova daquilo que não se vê. Quando vemos os objetos que nos cercam sabemos que são reais, e pela fé sabemos que as coisas espirituais não são menos reais do que as materiais! 


"Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível."" Hebreus 11:3


Em duas ocasiões Jesus se mostrou admirado  com demonstrações de FÉ: 
  • Em uma delas um centurião romano lhe pediu que dissesse uma só palavra para que seu criado fosse curado. Jesus admirou-se e lhe disse: "em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé." Mt 8:10  
  • Em outra passagem uma mulher cananéia pediu a Jesus para que tivesse misericórida dela  e curasse sua filha endemoninhada: "Senhor, socorre-me" clamou.  "Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! " Mt 15:28
Mas o oposto disso também se vê como quando Jesus fica admirado com a incredulidade de seu próprio povo que não o reconheceu  o Messias prometido. (Mc 6.6a)

Mas apesar de todas essas afirmações também é preciso saber...   
           


...PARA QUE SERVE A FÉ?


1) A FÉ SERVE PARA RECEBER AS BENÇÃOS DE DEUS

   Em nove histórias encontradas nos evangelhos vemos que Jesus apontava para a fé das pessoas. Ex.: 
   "Jesus lhe disse: "Recupere a visão! A sua fé o curou". Lc 18:42
   "Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz". Lc 17:19
    "Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz". Lc 8:48
Jesus não dizia que Ele tinha salvo ou curado mas dizia que a FÉ das pessoas é que tinha operado,  dando oportunidade para que o milagre acontecesse. Mas quando perdemos a FÉ damos espaço para a dúvida e então o milagre esperado não tem como acontecer.  Em Tiago 1.6 lemos: 

"Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento."  

Fé é a que sentimos ao não duvidarmos de que Ele está no controle e a perseveramos mesmo quando não recebemos o que queremos no momento em que esperamos.

"Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: "Levante-se! Fique de pé! " Com isso, o homem deu um salto e começou a andar." At 14:8-10

A biblia diz que o homem tinha fé para ser curado. Ele provou sua fé obedecendo à ordem de levantar-se. E nós? Nossa fé é suficiente ao ponto de obedecermos à voz de Deus sem duvidarmos? 


2) A FÉ SERVE PARA PASSARMOS PELAS ADVERSIDADES

Vivendo pela fé, podemos passar pelo que for   mesmo em meio à luta e não somos destruídos, pois confiamos nas promessas de Deus.

"De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;
somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos."
 
2 Co 4:8-9

Assim foi com os chamados "Heróis da Fé":

Abraão -> Obedeceu a Deus quando ele o mandou levar seu filho ao Monte Moriá para ser sacrificado. Seu filho foi poupado, e Abraão tornou-se o pai de uma grande nação!
-> Passou por sofrimentos terríveis, perdeu seus filhos, seus empregados, suas posses, sua saúde e nunca se voltou contra Deus. No final o Senhor tornou-o novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. 
José -> Os irmãos o venderam como escravo, foi injustiçado, passou anos encarcerado mas nunca perdeu sua fé. Finalmente foi nomeado governador do Egito pelo próprio Faraó.
Moisés -> Teve medo de seguir as ordens divinas, mas pela fé obedeceu. Libertou então seu povo da escravidão e conduziu-o à Terra Prometida. 
Davi -> Simples pastor de ovelhas, pela fé derrotou o gigante Golias, pela fé não matou o Rei Saul, seu perseguidor, viveu escondido em cavernas até que  finalmente foi ungido Rei de Israel.

Todos  estes passaram por adversidades, porém, mesmo não entendendo as razões de Deus, perseveraram em obediência. Não tinham ideia de como as coisas acabariam,  mas pela fé venceram todos os obstáculos, aceitando-os sem duvidar de que Deus estava no comando! 

Aquele que  perde a FÉ perde de receber o melhor de Deus. Exala tristeza, fracasso e frustração.

"Assim acontece (o sofrimento) para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado." 1 Pedro 1:7 

Quando temos FÉ GENUÍNA, vemos as adversidades do ponto de vista da eternidade! Aprendemos a confiar com antecedência naquilo que só fará sentido depois.

3)  A FÉ SERVE PARA VIVERMOS EM CONEXÃO COM DEUS

      Uma pequena história:

     Um avô via seu netinho ainda bebê brincar com uma bolinha de tênis no chão da sala de estar. O garotinho jogava a bolinha com força na parede e nos móveis divertindo-se ao vê-la pular para lá e para cá e ficou assim por um bom tempo até que a bola correu por baixo de um móvel sem que ele visse para onde tinha ido. O avô ficou à espera de que o garotinho esperasse por ela mas em poucos segundos ele já estava à procura de alguma outra coisa com que pudesse brincar.  Sabe porque? Porque crianças pequenas ainda não desenvolveram o que em psicologia se chama de "permanência do objeto".

Para elas só é real aquilo que podem ver e quando não veem mais o objeto é como se nunca tivesse existido, não "permanece mais em sua mente".  Esta historinha ilustra como é a  fé de muitos, que se não podem ver ou tocar objetos ou imagens  Deus não é real para eles. Não aprenderam a se relacionar com Deus em espírito e dependem de imagens e objetos para exercer sua "fé". Porém se algum dia  não tiverem mais algo relacionado à sua fé ao alcance, sua fé  desaparecerá? Provavelmente sim, pois não sabem ter conexão com Deus exercendo sua fé apenas em espírito, como a bíblia  ensina: 

"Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4:24

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e se Ele é espírito o homem também é espirito e por isso consegue comunicar-se com Deus. 

Se um médico abrir o corpo de uma pessoa de alto a baixo encontrará músculos, veias, tecidos, cartilagens, ossos, líquidos mas não poderá encontrar a alma do homem. Porque "O homem é  uma alma com um corpo e não um corpo com uma alma!"  (frase baseada em uma afirmação de C.S. Lewis).

Haverá um dia em que não precisaremos mais de FÉ e esse dia será quando pudermos ver Deus face a face na eternidade, porque a FÉ  existe para ser vivida apenas neste mundo a fim de que não percamos a comunhão com o mundo espiritual.

"Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.1 Pedro 1:8-9  

A boa notícia é a de que a FÉ pode acontecer aonde ela ainda não existe, conforme vemos em Mc 9:24, quando o pai de um rapaz endemoninhado pediu a Jesus que o curasse se pudesse. 

"Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê. Imediatamente o pai do menino
 exclamou:   "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!"

Nós devemos estar sempre prontos a receber as bençãos de Deus através de nossa FÉ, mas também preparados para passar pelas dificuldades sabendo que no final haverá vitória!



Obs.: Este texto foi escrito de acordo com as anotações feitas durante o culto do dia 22/09/12 ministrado pela Pra. Marines Cândido, da Igreja Missionária Central de Maringá. 



2 comentários:

Anônimo disse...

Paz! Agradeço á Deus pela sua vida! seu blog e artigos me edificaram,e, como estou produzindo os livros da escola de minha igreja, muitos de seus artigos foram usados na produção das lições. agradeço por sua contribuição, anotações, e por seu relacionamento com Deus. Deus te abençoe! muito obrigado

Eduardo Sozua Coelho Rodrigues

Maria Isabel disse...

Olá !! Agradeço as tuas palavra pois foram um incentivo para que eu volte a escrever! Deixei de escrever quando fiquei sem meu notebook, mas em breve já vou ter outro! Deus te abençoe muito na tua vida pessoal e na obra de Deus!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails