segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Receber Amigos


Quer receber amigos em casa para compartilhar uma refeição mas não tem muita prática? 



__________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros
Então vou te ajudar com algumas regrinhas. Mas não se assuste! São regrinhas simples que tornarão a reunião prática e bem agradável, deixando nos convidados uma  deliciosa impressão, que vai muito além do requinte dos alimentos servidos ou da qualidade da louça, copos e talheres utilizados. E elas servem tanto para jantares formais (à francesa) como para os  informais (à americana) e até mesmo para churrascos.

Serviço à francesa
Dedicação e capricho com os  preparativos.
Escolha com o máximo de antecedência o cardápio, petiscos e bebidas; providencie os ítens necessários  o quanto antes e prepare o que for possível na véspera, como a sobremesa por exemplo. Também pode lavar  frutas, verduras e legumes no dia anterior, bem como providenciar  a decoração do ambiente e separar a louça, talheres, travessas  uns dois dias antes da data marcada. O objetivo é que no momento de receber os convidados esteja tudo pronto e ajeitado e você esteja linda, cheirosa e o que é o principal: descansada!

Dica: Assim que decidir fazer a reunião elabore uma lista de tudo para não esquecer de nenhum detalhe importante!


Serviço à americana
Faça o seu melhor!
Mesmo que os convidados sejam seus irmãos, pais, sogros ou amigos íntimos, prepare tudo como se fosse receber o dono da empresa na qual você ou seu  marido trabalham! Faça o seu  melhor e eles se sentirão valorizados ao ver que você não mediu esforços, tempo ou dinheiro para recebê-los. Não importa se a refeição for requintada, um churrasco no quintal ou uma simples macarronada com gelatina ou  frutas de sobremesa,  o que conta é o capricho e a atenção a todos os detalhes.

Cuide da decoração
Arranjo com velas e galhinhos secos
Um arranjo no centro da mesa faz toda a diferença, dando um charme incrível à sua reunião! Escolha um que combine com teu estilo,  não importa se simples ou sofisticado: uma cumbuca rústica com flores do campo, um jarro com ervas aromáticas, uma cestinha  com  flores secas ou um belo arranjo de flores naturais no centro da mesa, ndão um charme incrível!  Flores frescas de hastes longas num vaso alto na sala ou algumas velas acesas de tamanhos, cores e formatos diferentes sobre um móvel também são  garantia de um ambiente aconchegante e elegante.

Centro de mesa com ervas e flores

Flores secas e espigas de trigo







Cuide do seu visual
 E também o do seu marido e dos  filhos.
Vistam-se casualmente ou de maneira mais formal de acordo com o estilo da reunião, mas jamais recebam seus convidados com camisetas promocionais ou moletons surrados. Reservem um tempinho para um banho relaxante e depois vistam-se com capricho e bom gosto. Ah, e lembre-se:  um perfume suave, bijouterias ou jóias discretas e uma maquiagem leve não devem faltar!

Dê atenção a todos
Se  convidou uma amiga e seu novo namorado que você mal conhece ou  convidou uma querida colega de trabalho  que tem um marido super tímido, desdobre-se e dê atenção a todos igualmente! Não fica bem você e sua amiga se atracarem num papo sem-fim deixando os homens que mal se conhecem por sua própria conta. O mesmo vale para o caso de homens que são bem amigos mas cujas esposas ou namoradas estão tendo o primeiro contato. Procurem falar de assuntos que sejam comum a todos, envolvam quem está mais quieto fazendo  algumas perguntas sobre seu trabalho, sua última viagem, seu hobby preferido. Demonstrar interesse pelos outros  faz com que se sintam valorizados. Veja como foi a visita que fizemos há  alguns meses: 

Fomos convidados a jantar na casa de uma ex-colega de trabalho do meu marido, amiga de vários anos. O casal, que eu po
Rafael, Karina, eu e Osmar
uco conhecia, soube manter um ritmo agradável e envolvente durante todo o tempo. Apesar de serem uns 20 anos mais jovens do que nós e ainda não terem  filhos (ela está grávida de poucos meses), fizeram  perguntas sobre nossos  filhos jovens e adolescentes, sobre os cursos que frequentam ou sobre como contornamos os anos turbulentos da adolescência. Quiseram saber de nossa adaptação à Maringá e sobre os planos que temos para o futuro. Da mesma forma nós fizemos perguntas a eles sobre a gravidez, sobre os preparativos para a chegada do bebê e sobre o novo  apartamento que compraram. Vimos as plantas do projeto, ouvimos suas idéias sobre as reformas que farão, falamos sobre o trabalho de ambos, bem como  sobre assuntos genéricos.  O tempo passou tão rápido que quando nos demos conta... já havíamos estado cinco horas juntos!!

Sashimi
Dica importante:
              Informe-se antes 
Polvo no forno









Informar-se antes se algum convidado  é alérgico ou não gosta de determinado alimento é um detalhe essencial, especialmente se você pretende oferecer pratos diferentes. Servir bife de fígado, língua à vinagrete ou dobradinha,  por exemplo, seria um risco! Como também é arriscado servir refeições extravagantes ou  exóticas como peixe cru , farofa de içá ou polvo no forno. 


Outras dicas



  •  Não debata assuntos polêmicos   e mude o   rumo de uma   conversa em vias de se tornar uma discussão.     Isso requer habilidade e jogo de cintura, mas é vital!
  • Não discuta com seu marido ou filhos na frente das visitas;
  • Verifique se todos estão confortáveis; confira se o ambiente está abafado ou muito frio; 
  • Esteja atento ao volume da música, que deve ser o mais baixo possível para não interferir nas conversas; 
  • Deixe a TV desligada;
  • Providencie água fresca em uma jarra ou em pequenas garrafinhas;
  • Evite atender telefonemas. Caso não seja possível, seja breve para não deixe os convidados à espera;
  • Não deixe teu celular à vista!  Ë extremamente desagradável aquelas "olhadinhas" ao primeiro sinal de mensagens que chegam! E ainda pior é responder as mensagens na frente dos convidados!
  • Tenha algum jogo, brinquedo  ou papéis e lápis-de-cor para o caso de visitas com crianças pequenas;
  • Dê atenção e inclua na conversa os  filhos mais velhos, tanto os teus como os dos teus convidados;
  • Lembrar-se de que você  ou seu marido deve permanecer na sala com os demais convidados enquanto o outro acompanha que está de saída até a porta!

Um bom anfitrião não apenas recebe pessoas em casa,
 mas faz com que elas se sintam pessoas especiais!

Saiba que  mesmo que tudo não saia de acordo com os "manuais de etiqueta" ... o que  tem  valor mesmo é  o carinho sincero expresso no convite, demonstrando o  desejo de passar algumas horas na companhia  de quem você gosta!

E se você não tem o hábito, convide  pessoas mais intimas  para  ir praticando... e verá a delícia que é!










Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails