sábado, 25 de dezembro de 2010

BOAS OBRAS

Quando o Natal se aproxima, ouve-se falar muito em caridade, mais do que em qualquer outra época do ano.  É comum a ideia de que se formos bons e generosos temos "passagem garantida" para o céu. Mas, não é isso que a Palavra de Deus diz! 

_____________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán

Se você  também pensa assim, ou se não tem certeza disso, te convido a refletir sobre o que lemos na carta do Apóstolo Paulo aos Efésios no capítulo 2, verso.9 
Lá diz que seremos salvos da morte eterna - que é viver afastados de Deus por toda a eternidade - apens pelo FAVOR de Deus,  mediante a nossa fé em Cristo Jesus, e não porque somos bons e generosos. 

Sabe porque não é nossa bondade que nos salva? Porque se fosse assim nós nos envaideceríamos de nossas boas obras, mesmo que secretamente, e nos sentiríamos melhores e mais merecedores do céu do que os outros que não são tão bons quanto a gente. Mas sabemos através da Palavra que todos somos igualmente pecadores, tanto os que fazem boas obras como os que não fazem!

As boas obras são dadas por Deus, para que o cristão salvo as execute para ELE, por meio da ação do Espírito Santo que nele habita. São fruto da fé em Jesus Cristo e  portanto uma consequência da compreensão de que o cristão salvo em Jesus é instrumento de Deus para que através de obras alcance outros para ELE.  Esse deve ser o propósito final de toda boa obra e não apenas a caridade pela caridade. Repito: Biblicamente a caridade (boas obras)  não deve ser um fim em si mesma.

É claro que toda expressão de caridade é sempre bem-vinda pois alivia o sofrimento alheio, e isso é muito bom, mas nem por isso conduz  o benfeitor ao céu!

Longe de mim querer desencorajar alguém a fazer o bem ao seu semelhante, muito pelo contrário! Mas desejo principalmente encorajar a prática das boas obras como consequência de uma vida com Jesus, o único Caminho que  conduz alguém à Deus,  por toda a eternidade!

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.  Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas".  Efésios 2.8-10
(grifos meus)

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails