quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CAFÉ-COM-LEITE

Desde pequenos nossos filhos se habituaram   a tomar café-com-leite. Quando eram bebês a primeira mamadeira do dia era de café-com-leite e mais tarde foi a vez das canequinhas de alcinha. Até hoje tomam café com leite todas as manhãs. 
__________________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros


 Mas, por que criei esse hábito em meus filhos? Por que não lhes dei achocolatados, que é mais docinho, mais gostoso e mais fácil de fazer? Porque quando era recém-casada  li um  artigo da revista Pais & Filhos que dizia  que o café tomado pela manhã aumenta o desempenho intelectual das crianças, especialmente daquelas  que vão para a escola de manhã.   O consumo moderado e diário de café  estimula o sistema de vigília, atenção e concentração, ajudando  no aprendizado escolar. "O consumo diário e moderado  torna o cérebro mais atento e capaz em suas atividades intelectuais, diminui a incidência de apatia e depressão e estimula a memória, atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual normal" diz o site da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

A partir de então tornei-me uma defensora do café (dá pra ver pelo logotipo do blog!) e passei a divulgar seu uso entre as amigas e cunhadas que serviam  apenas achocolatados aos filhos pois é o que as  crianças aceitam com mais facilidade,   porque é  mais fácil e rápido de preparar, mas principalmente porque desconhecem os benefícios do café.

Não posso mensurar qual foi a contribuição desse hábito nos nossos filhos, porém asseguro que eles sempre passaram de ano sem dificuldades e o desempenho intelectual de todos é bem satisfatório!!Além do tradicional café-com-leite sempre os incentivei a tomar também café com chantilli,  capuccino e café puro. Tanto que quando íamos a algum lugar em que havia uma garrafa térmica de café à disposição dos clientes, lá iam eles se servir de um cafezinho! 

Se você não costuma dar café-com-leite a seus filhos saiba que sempre é tempo de começar! Comece oferecendo essa opção o quanto antes e não desanime se eles resistirem no princípio. Vá aos pouquinhos introduzindo o hábito lançando mão de algumas das "estratégias" abaixo:

Se teu filho já não for mais um bebê, uma ideia é  sugerir-lhe  um programa charmoso:  Convide-o a "imitar os filmes da TV"!  A caminho de uma confeitaria ou de uma padaria dessas com mesinhas, compre  um gibi  novo para ele e uma revista para você (ou leve uma de casa). Deixe-o escolher a mesa em que irão se sentar, e peça um café-com-chantilli (bastaaante chatilli) ou  um  capuccino  daqueles que vem com uma barrinha ou palito de chocolate dentro ou pequenos biscoitinhos que acompanhar o café.  Depois abram suas revistas e desfrutem o momento sem nenhuma pressa! E não ceda aos pedidos de refrigerantes ou achocolatados, lembrando-o de que o convite era para  imitar os filmes tomando café! 

Também  pode fazer um convite para tomarem um café da manhã em alguma  padaria. Saiam de casa mais cedo do que de costume e vão a uma padaria  agradável. Sentem-se naquelas cadeiras altas do balcão e peça um pingado de café expresso. A visão do café e do leite espumante saindo da máquina já será aquela festa! Acompanhe com um pão com  manteiga  na chapa ou  um pão de queijo! Hummm... vai é  tudo de bom!





Outra sugestão é comprar uma linda caneca para ele só para tomar café-com-leite! Há no mercado uma infinidade de  opções  divertidas ou  com personagens de desenhos animados. Você pode encontrar canecas lindíssimas até nas lojas de R$ 1,99! 
E quando estiver fazendo café em casa, vai uma dica que funciona como uma verdadeira mensagem subliminar! Elogie em alto e bom som a delícia do aroma do café que invade a casa toda quando estvier despejando a água quente sobre o pó!! O segredo:  como a criança pequena costuma imitar seus pais  e apreciar  aquilo que os pais apreciam., ela  tenderá a aprecia o café  que você tanto gosta!!

Use sua imaginação e aproveite as diferentes oportunidades que surgem para criar   momentos prazerosos, e seu filho aprenderá a saborear essa magnífica bebida!










E depois disto tudo você...aceita um cafezinho?
Prepare o seu e depois volte para ler mais postagens neste blog! 

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails