sábado, 19 de junho de 2010

ATIs - De Maringá para o Brasil!


Faz alguns dias comecei a usar uma ATI que fica pertinho de casa. Adorei! Se você não sabe, fique sabendo: a Academia da Terceira Idade foi uma idéia trazida da China para Maringá e que tem se                                                                     espalhado pelo país.
________________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros


Fico encantada de ver senhorinhas e senhores de cabelos branquinhos fazendo os exercícios, sempre orientados por monitores contratados pela prefeitura. Imagino que sem a ATI eles pouco se movimentavam e agora estão ali, todo prosas, de agasalho e tenis fazendo exercícios. Estudos demonstram que há uma diminuição de 30% no uso de remédios e de consultas médicas dos usuários de ATIs, devido a uma melhora geral no estado de saúde física e psicológica.

Percebi mesmo que, além de buscar a melhora física  os idosos descobriram um  "point" - ponto de encontro - para bater um papinho. Ouço senhoras conversando sobre as flores das jardineiras que enfeitam o local, trocando dicas de como cuidar de plantas, falando sobre  obesidade infantil e os maus hábitos alimentares de hoje em dia. Senhores conversam sobre criação de passarinhos, sobre o acidente ocorrido na véspera ali perto e sobre tantos outros assuntos. Portanto, esses lindos espaços públicos também contribuem para a saúde mental, ao propiciar a socialização de pessoas que muitas vezes vivem sozinhas ou que tem poucas oportunidades de se relacionar com quem compartilha os mesmos interesses.

Tire proveito do que seu município propicia, usando e incentivando seus vizinhos ou parentes mais idosos como tios, pais, sogros e avós, a frequentarem esses espaços. A princípio pode ser que não se animem, que tenham vergonha ou falta de coragem. Se for assim, ofereçasse para acompanhá-los nas primeiras vezes.  


Mas quem ainda não chegou na Melhor Idade, como eu, também pode usufrir da academia! É o que estou fazendo. Claro que temos que ter a responsabilidade de saber que foram feitas para os idosos, e que a prioridade é deles. Porém se há equipamentos disponíveis - e sempre os há - podemos usá-los também! 

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails