sexta-feira, 28 de maio de 2010

ENVOLVER FAZ TODA DIFERENÇA!

A Igreja Primitiva é o nome dado aos grupos de cristãos que se reuniam para orar,  adorar a Deus,  fortalecer-se mutuamente no amor de Cristo, antes que o cristianismo se tornasse formal.  Não haviam  prédios construídos especialmente para acolher essas reuniões. Elas aconteciam nas casas dos cristãos.  Então, como é que as pessoas sabiam que faziam parte da igreja?______________________________________________                   
Maria Isabel Saenz de Zumaran Medeiros


Sabiam que  a "igreja passava a existir  sempre que os cristãos atendiam as necessidades das pessoas, especialmente as necessidades que tinham de ser amadas, perdoadas e aceitas"*.  Diz a bíblia que Deus ia acrescentando mais e mais pessoas ao grupo.  As que ficavam  certamente se sentiam amadas, perdoadas e aceitas, porque eram  envolvidas pelo amor de Deus através dos irmãos. Ser  parte da igreja é estar envolvido com os irmãos em Cristo,   compartilhando uns com os outros o amor   recebido  Dele, e não apenas sentar-se ao lado deles nas reuniões.

Esse envolver faz toda a  diferença na vida daquele que chega. Mesmo já conhecendo o amor de Jesus ele sentirá necessidade de ser amado e aceito por pessoas.  Porém muitos estão sentido solidão dentro das igrejas. Sentam-se ao lado de outras pessoas  sentindo-se invisíveis. Ninguém os percebe.

Homens, mulheres, moços e moças, garotos e garotas anseiam por um olhar atento que os perceba e lhes dê atencão. Mas, especialmente jovens e adolescentes, sem a auto-confiança que vem com a maturidade, e muitos  ainda no início da caminhada cristã, observam  de longe os animados grupos que se formam em alegres conversas, talvez  combinando uma saída, uma pizza ou uma reunião na casa de alguém e...  e não são notados. Voltam prá casa com o coração apertado. Até o próximo domingo. Mas...

Mas há uma semana inteira separando um domingo do outro!
E durante a semana, no trabalho ou na escola,  o convívio com outras pessoas é intenso. De segunda a segunda. Todos os dias há conversas, piadas, risos, histórias prá contar, algo prá ensinar e aprender, almoços, lanches. Todos os dias há  alguém que se aproxima, que dá atenção, que compartilha algum problema, que divide alguma alegria, que faz algum convite.  Estão sempre juntos.  De segunda a segunda. É muito tempo comparado à hora e meia de um domingo. Estão juntos mas não são igreja.

Por isso é que o envolver faz  diferença na vida do recém-chegado. Adultos, jovens e adolescentes precisam  estar sempre atentos com os novos na igreja.  Não é uma tarefa fácil,  exige um esforço extra de cada um, requer desprendimento, porém...vale a pena! Porque se a igreja não o  envolve, o mundo certamente o fará. Todos os dias.

Contudo, se o jovem ou adolescente se sente amado, aceito e envolvido não verá o momento de estar com a igreja novamente! Estar com o povo de Deus passará a ser o melhor dia da semana! Seja  nas reuniãos da igreja, na casa de um amigo, numa  pizzaria ou  dando uma volta no shopping,. E nada, ninguém nem nenhum convite será mais interessante do que estar com o povo de Deus.

Há um verso de uma música que gosto muito que diz:
"Quando estou com o povo de Deus eu sinto a maior alegria."
  Envolver é aceitar, importar-se, convidar, compartilhar, orar e adorar juntos. 
Isso é IGREJA!

"Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum"
Atos 2:44
(grifo meu)


* Do livro "É tempo de ser ousado", de Michael W. Smith, pg.73




Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails