sexta-feira, 7 de maio de 2010

ADOÇÃO X CRIANÇA MALTRATADA

 A procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant'Anna Gomes, 57 anos,foi denunciada por ex-empregadas de maltratar verbal e fisicamente uma menininha de dois anos e dez meses. Havia recebido a guarda provisória da garotinha por autorização de uma juiza.
Pois é... não dá mesmo prá entender como funcionam as leis...
_______________________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros



A tal senhora de respeitável posição, que segundo informações na mídia, já tem até antecedentes de violência contra criança, não foi submitida aos exames de praxe a que nós, meros cidadãos anônimos da classe média e pobre somos submetidos, caso nos aventuremos a dar um lar digno a uma criança abandonada.

Foi o que aconteceu conosco.

Em 2002, quando moravamos em Blumenau/SC, meu marido e eu quisemos adotar uma menina,  apesar de termos na época 3 filhos biológicos de 6, 9 e 11 anos. Passamos por todo tipo de avaliações para sermos considerados aptos para a adoção:  Atestado de antecedentes criminais, exame médico, entrevista com psicólogo e assistente social, preenchimento de um abrangente formulário e a visita de uma assistente social com o objetivo de verificar todos os ambientes da casa para assegurar-se de que  era um local digno para receber uma criança. Todos esses cuidados são mais do que necessários, pois visam a integridade física e emocional da criança a ser adotada. Após os laudos terem sido apresentados ao juiz da infância e juventude da comarca de Blumenau, com a graça de Deus, fomos aprovados e em setembro de 2003  tivemos a guarda provisória de nossa filha Maiara, na época com 8 anos. Em 2005, ainda com a Guarda Provisória, nos mudamos para Taubaté, interior de São Paulo.  Após um ano morando ali fomos chamados ao forum da nova cidade para uma última entrevista. A adoção definitiva foi autorizada alguns meses depois.

Será que há dois tipos de cidadãos?  Os "acima de qualquer suspeita",  e os "que não valem nada,  até que se  prove o contrário"? Tenho como certa a segunda alternativa, diante dos comportamentos deploráveis, corruptos, irresponsáveis, malucos e etc. que presenciamos todos os dias nos jornais e TVs do Brasil e do Mundo e até mesmo  em nossas famílias e vizinhanças. Sabendo disso, como pode uma juíza de direito "pular" todas as etapas previstas na Lei da Adoção e ter autorizado essa infeliz procuradora a destruir a vida de uma criança! Será que a juíza recebeu laudos falsos de "falsos-profissionais"?  Será que dispensou a apresentação desses laudos? Ainda não tenho essas respostas, mas o que tenho é uma indignação profunda com a crueldade da procuradora e a irresponsabilidade da juíza e/ou dos outros profissionais do estado que tem o dever de  zelar pelo bem-estar de menores inocentes e indefesos.

É certo que ainda haverá o julgamento e os culpados hão de pagar na justiça por suas faltas. Mas é certo também que essa criança carregará marcas indeléveis por toda a vida.


Porém há uma solução!


Para curar essas feridas da alma e restaurar a vida da menina e também dos culpados nessa história toda só mesmo Jesus Cristo.  Através Dele Deus poderá agir  nessa e em outras histórias como essa!  E está em nossas mãos, na minha e na de quem conhece Jesus e já experimentou seu amor e cuidado,  orar pela garotinha, por sua cura emocional e para que uma família de verdade possa adotá-la o quanto antes. Oremos pela promotora, para que se arrependa e seja liberta por Jesus e  também pela  juiza e os outros profissionas envolvidos, para que sejam tocados por Ele e tenham suas vidas transformadas.

Só Jesus poderá produzir uma  mudança completa em uma pessoa.  Ele não apenas cura a alma mas apresenta uma nova maneira de viver: digna e responsável.

Essa mudança de vida é como 
um rio que brota da terra em um 
filete de água,
logo se transforma em 
riacho 
e vai ganhando movimento, volume, e força, 
e já como um
rio de águas abundantes, 
segue vencendo obstáculos em seu percurso
e vai  gerando vida por onde passa.
 
Que essa "água viva"  pura e cristalina  possa nascer nos corações de todos!

"Rios de água da vida vão jorrar do coração de quem crê em mim"
João 7:38

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails