quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

COMO ESTUDAR

Este foi um dos textos mais lidos neste blog em 2010! Como,  o ano escolar e as aulas na faculdade já vão começar, se já leu, releia e se não leu ainda não deixe de fazê-lo. Não importa a idade, não faz mal se não estuda regularmente. Aplica-se a  todos os que querem aprender, seja também através de cursos, palestras, seminários, livros, etc.

BOM PROVEITO!

Com dois filhos iniciando o ensino médio, um terminando o terceiro ano e outro fazendo cursinho para ingressar na Universidade Estadual de Maringá precisei correr atrás de métodos que os auxliem nessa empreitada:  a de APRENDER.  Mais do que tirar notas boas, mais do que adquirir informações, mais do que passar de ano ou entrar em uma boa universidade, o que eles (e todos) precisam é APRENDER para nunca mais esquecer. APRENDER com prazer.  APRENDER com qualidade. Descobri então umas PÉROLAS que vou compartilhar com vocês: são onze dicas, baseadas no melhor livro que já lí sobre o assunto, voltado para estudantes. Não importa se você já não é mais estudante ou se não tem filhos estudando. As dicas são úteis para todos nós pois estamos sempre aprendendo, seja assistindo a uma palestra, fazendo  um curso rápido ou assistindo a uma aula de culinária.


ONZE DICAS SOBRE COMO ESTUDAR


1- QUERO APRENDER    





Para ser bom estudande esta 
é a primeira regra.
Para estudar e APRENDER 
tenha disciplina e força de vontade. 






2- MAS...COMO TER VONTADE SE "ELA"  NÃO VEM? 


A única maneira é transformar-se, dispor-se. Estudar exige persistência como qualquer outra atividade.








3-   COMO ASSISTIR ÀS AULAS 




* Sala de aula não é lugar de estudar. É lugar de ASSISTIR aulas;
* Aula não é para APRENDER, aula é para ENTENDER;
* Para aproveitar a aula ao máximo, é preciso ASSISTI-LA bem:
        # Concentre-se;
        # Não é preciso anotar tudo, para não perder o "fio da meada".
           Anote o indispensável;
        # Fique em sintonia com o professor, "ligue-se" no que ele diz;
        # Dúvidas? Seja corajoso! Pergunte! A aula existe também para
           isso!



A ESCOLA É UM LUGAR ONDE VOCÊ SE ORIENTA SOBRE O QUE ESTUDAR.

A PRINCIPAL PARTE DO ESTUDO É A QUE VOCÊ FAZ POR SUA PRÓPRIA CONTA.


LEMBRE-SE QUE NA VIDA, VOCÊ NÃO TERÁ PROFESSOR!
4- ESTUDAR HOJE A AULA DE HOJE 



* NUNCA deixe o estudo para amanhã ou para a véspera da prova. NUNCA! Entendeu bem?
   Estude HOJE a aula de HOJE.
Sabe porque?
Por que durante o sono o cérebro descarta as informações que foram recebidas de forma superficial na sala de aula. Então,  estude, faça resumos, desenhos, faça esquemas do que aprendeu na aula e do que lê nos livros e apostilas enquanto estuda, mas faça isso ANTES de dormir. Assim você estará enviando para o córtex cerebral de forma definitiva e profunda o que estava armazenado no cerebelo de forma provisória e superficial.  Se dormir profundamente antes de exercitar o que ouviu na aula... vai esquecer quase tudo que ouviu.  As informações entrarão e sairão rapidamente da tua memória. Esquecerá  praticamente tudo em pouco tempo.  Se você frequenta aulas à noite, atrase teu sono em pelo menos 30 minutos e estude o que viu na aula! ANTES  de dormir, lembre-se disso!
Quem estuda só na véspera da prova não aprende nada. No dia seguinte já terá se esquecido de tudo! É ou não é verdade?
5- INTERCALAR ESTUDO E DESCANSO 


* Intercale períodos de estudo com muita concentração e períodos de descanso.
  No neurônio há algumas substâncias químicas essenciais ao seu funcionamento que, em caso de utilização intensa, se esgotam em 30 ou 40 minutos. O neurônio precisa assim de tempo para se recompor, se reabastecer daquelas substâncias, cuja falta o torna ineficiente. Por isso as pessoas perdem a concentração depois desse período: falta das substâncias químicas.  10 ou 15 minutos de descanso são suficientes.




* Ao descansar, faça qualquer atividade física: brinque com o cachorro, jogue ping-pong, regue o jardim, de uma caminhada na calçada, vá até a padaria, faça flexões, alongue-se, faça umas embaixadinhas, suba e desça escadas., dance ao som de uma música, toque um instrumento.  Mas nunca, NUNCA ligue qualquer "telinha" (computador, video-game, tv) pois assim seu cérebro continuará gastando as tais substâncias. ENTÃO...MEXA-SE!

* Não faça também períodos de estudo muito curtos. Assim você desperdiça todo o esforço que fez para "esquentar o motor" (obter concentração).
6- ESTUDAR COM QUALIDADE E NÃO EM QUANTIDADE 





"RACHAR" de tanto estudar não tem nada a ver com aprender mais!
O ideal é estudar a sério, na medida certa, todos os dias.
A QUALIDADE importa mais que a QUANTIDADE.








7- COMO ESTUDAR



* Na aula você ouve e vê, por isso ENTENDE;
* Estudando você FAZ!  Então, APRENDE;
* Portanto... para estudar é preciso... FAZER!;
* Faça escrevendo, pois escrever permite maior fixação do conteúdo: livros, papéis, um caderno velho, canetas, lápis, dicionários, é do que você precisa na hora de estudar;
* Faça desenhos, diagramas, esboços do assunto:
  A visualização facilita a compreensão e ajuda na fixação;
* Escolha um lugar confortável, iluminado, tranquilo, arejado.
* Desligue aparelhos (TV, rádio, Ipod, MP3, e CELULAR!);
* Antes de se instalar vá ao banheiro e tome água; 
                                      * O pior processo para aprender é ler e reler
                                          Em vez disso faça resumos, comentários, avaliações (sempre 
                                          escrevendo à mão e não digitando);
 
Você pode pensar: "Não estou aprendendo nada, apesar de todo este esforço!"  Pura ilusão! A aprendizagem está sendo acumulada sem que você perceba, se estiver fazendo do jeito certo. Isso é o que importa. Quando menos esperar, ela vai jorrar como uma fonte. Acredite.

SE EU ESCUTO... ESQUEÇO!
SE EU VEJO... ENTENDO,
SE EU FAÇO... APRENDO! 

(PROVÉRBIO CHINÊS) 

8- ESTUDAR EM GRUPO
Estude em grupo, afinal duas cabeças pensam melhor que uma (até 4 pessoas). Mas cuidado, não se deixe levar pelo grupo  desviando-se do objetivo!
* É conveniente ter estudado sozinho antes do estudo em grupo;
* Ensinar a um colega ou a um irmão é a melhor forma de aprender.

9- VOLTAR PARA BUSCAR A BASE



* A aprendizagem é como uma corrente: cada elo acrescentado depende do anterior;
* Se tiver dificuldade em algo procure o elo que falta, e esse elo!;
* Se você não consegue aprender alguma coisa, não é falta de inteligência. É que falta aprender algo de base para a nova aprendizagem. Peça ajuda, contrate um professor particular para algumas aulas, inscreva-se em um curso ou peça ajuda a um filho (caso você já seja um adulto);


10-  LEITURA... AH, A LEITURA!   




* Leia de tudo:  jornais (existem jornais a partir de    R$ 1,50), revistas novas e revistas antigas, livros sobre qualquer assunto. Pegar na biblioteca ou pedir emprestado também vale.
* Se você não gosta de ler, é porque ainda não tem o hábito!! Creia nisso!  Comece lendo textos pequenos como uma pequena notícia de jornal ou uma matéria de revista sobre um assunto de que você goste. Depois que tiver criado o hábito vai querer ler mais e mais!
* A leitura vai enriquer tua linguagem e "abrir tua mente" para novas possiblidades, o que é fundamental para os estudos.
* Assista menos TV, navegue menos na internet, assista menos seriados e filmes.  Desligue tudo.
 O silêncio é bom. E a maioria dessas atividades não acrescentam nada à tua vida: não te fazem mais culto, nem mais inteligente, nem mais sábio. Só te entopem de informações que não te fazem refletir e que serão  logo esquecidas. Veja se não é assim mesmo que funciona!



11-  CONSELHOS FINAIS 


* Afaste o pessimismo. Afaste o mau humor. Quem se acha incapaz de aprender não aprende mesmo! Acredite em seu potencial, e vá em frente, não desista!
* Mantenha hábitos saudáveis de vida e não exagere. Não esqueça que seu corpo merece ser bem tratado e que você necessita dormir. A carência de sono produz alterações no raciocínio;
* Verifique o que não entendeu do que estudou, mas também verifique o que já sabe, o que aprendeu!  Ver os bons resultados o estimulará a aprender mais. 
* Decorar é um subproduto de compreender. Primeiro você compreende e se for necessário, decora. Veja se sabe aplicar o que aprendeu em um caso ou em um exercício diferente. 






















CLARO QUE CABE MAFALDA! BASTA SEGUIR TODAS AS DICAS!

Depoimento pessoal:

Quando escrevi este texto em 2010 dois de meus filhos estavam no ensino médio e um estava terminando o terceirão. Hoje os tres  estão cursando a Universidade Estadual de Maringá. Confesso que eles não fizeram tudo do jeito certo o  tempo todo,  mas certamente aplicaram muitas das orientações acima.

Texto extraído e adaptado de:
* ONZE DICAS SOBRE COMO ESTUDAR (Coordenação Pedagógica do Colégio Nobel )e
* APRENDENDO INTELIGÊNCIA (Pierluigi Piazzi) (Recomendo!)

(imagens da Mafalda e sua turma: extraídas (e algumas modificadas) de várias páginas da internet).

2 comentários:

Priscila disse...

Oi querida cunhada,
Adorei as dicas , algumas já utilizo vou acrescentar as demais, beijos
Priscila

Isabel disse...

Que bom que gostou! Aproveite e recomende este artigo a suas amigas, colegas e parentes que tem filhos estudantes e/ou que estudam!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails