sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A ARTE DO INSULTO


Você está num local  qualquer e um amigo ou parente, que sempre acaba dando vexames nessas reuniões, está novamente  perturbando a tranquilidade, bebendo demais e falando muito.  Por estar descontrolado começa a criar problemas.

________________________________

Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros


Qual destas atitudes você teria?
 a) Leva a pessoa para um canto e lhe passa um sermão tentando conscientizá-la.
b) Confronta a pessoa diante de todos, com palavras duras,  para ver se ela se toca.
c) Força essa pessoa a sair do lugar na marra.
d) Você se levanta e vai embora.


Após escolher uma das opções acima, vamos analisar a atitude que tomou o personagem da música  composta por um tal  de Jimmy, "A Arte do Insulto",  que é uma triste constatação de que as boas maneiras e o respeito ao próximo se tornaram irrelevantes para muita gente. O que importa é "falar todas as verdades"!  Se um colega, vizinho, parente ou amigo ficar magoado e o relacionamento ficar prejudicado... "Fazer o quê? Quem mandou ele ser assim? Eu sou sincero mesmo, falo o que penso e pronto"!




A ARTE DO INSULTO
Jimmy


Nada mal
Pra um boçal
Retardado Mental
Infeliz
Tanto quis
Ser o tal
Conhecido entre os mais imbecis
Muito bem
Você tem
O talento que faz de você
Tão proeminente panaca
Dos que não são comuns de se ver
Começou
Fazendo bobagem desde que chegou
Não parou
Nem quando o bar todo esvaziou


Bebe Demais
Fala Demais
Mas na real não diz  --------- nenhuma (sinônimo chulo de "coisa ruim")
Só fica ai
Cheio de si
Mais não resolve as ----------- que arruma (sinônimo chulo de "encrencas")
Enquanto você fica ai arrumando tumulto
Eu vou me aprimorando na arte do insulto.


Triste, não é?
Mas é uma  realidade para muita gente, que "não engole sapo",  "não come com farinha", "não leva desaforo prá casa", não se priva de "dizer umas verdades, doa a quem doer". Porém, apesar de não parecer ter importância para o ofensor no momento da ofensa, essas atitudes produzem marcas irreversíveis muitas vezes e destroem o respeito mútuo e, mesmo que não tenha sido essa a intenção, acabam por matar os relacionamentos.
Se ofensas, humilhações, deboches e sarcasmos são atitudes frequentes em você e em sua família, creia que é possível reverter o quadro. Reúna os envolvidos para uma conversa séria, porém descontraída, para falar sobre o dano que esse comportamento traz aos relacionamentos já que  afasta uns dos outros, separa os que deveriam permanecer unidos, isola as pessoas em pequenos mundos individuais, mesmo que vivendo sob um mesmo teto.  Peça perdão caso você também erre nessa área e se proponha efetivamente a mudar. Procure fazer com que todos se compromentam com esse mesmo propósito. O seguinte também costuma ocorrer com muitas pessoas e famílias: o hábito de "zoar" com as características físicas uns dos outros, com os mais idosos ou com as limitações e falhas de seus membros, num jogo de "brincadeiras aceitas por todos"  mas que na verdade  não passam de ofensas disfarçadas  e por essa razão também precisam ser incluídas no acordo.  É bem provável que ocorra algum deslize no processo, mas  tenha paciência e corrija o ofensor com delicadeza, lembrando-o do compromisso assumido. Essa mudança de atitudes será  mais uma  "pedra na lagoa"! (postagem  de 02/01/2010), e em vez do clima belicoso e desagradável  de antes vocês poderão desfrutar de um ambiente leve e pacífico, em que o trato educado e a delicadeza entre todos  acabará por contagiar outras pessoas com as quais convivem.


O que achou deste artigo? 
 Deixe sua opinião fazendo um comentário. Para isso é só clicar em "faça seu comentário clicando aqui", logo abaixo. Se não quiser, não é preciso identificar-se.

2 comentários:

Renata Ramori disse...

Como sempre td assunto q vc coloca aqui, faz com q a gente, pare e reflita um pouco, q DEUS continue te iluminadno, para q coloque ccada vez mais maaterias, q façam com q a gente pare e reflita.

Isabel disse...

Renata,
Obrigada pelo incentivo!! Realmente dependo mesmo Dele para poder escrever! Valeu!!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails