segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

AMOR ENTRE AS PESSOAS DA IGREJA


O tema que mais toca meu coração, dentre todos os que envolvem a comunidade dos cristãos, é o amor entre as pessoas da igreja à qual pertencemos.
______________________________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros 



 Não me refiro ao amor pelas pessoas: esse amor de discurso de folhetim, de propaganda de margarina, de boas obras,  mas sim o amor entre as pessoas.  Dizer que sentimos  amor pelos irmãos em Cristo e  viver esse amor na prática dos relacionamentos sao coisas bem diferentes. E uma forma de entender que amor é esse está em uma das definições da palavra entre encontrada no Dicionário Aurélio:

Entre= "Relação de duas ou mais pessoas ou coisas, afirmada por laços de união ou outras características."
 A palavra laço o mesmo dicionário define como aliança e aliança como pacto.

Veja a sequencia abaixo:

 entre > laço de união > aliança > pacto.

Portanto, o amor entre irmãos da mesma comunidade cristã deveria se caracterizar por um laço tão forte e indestrutível, ou seja uma aliança na qual  um pacto  natural estaria  implícito por causa do amor de Cristo por cada um e que está em cada um dos que nêle crêem. Esse amor entre os irmãos em Cristo deveria  causar tamanho impacto no mundo que este reconheceria o Amor de Cristo, já que não há nenhum outro tipo de amor capaz de causar tamanha unidade entre as pessoas.

Mas o que entristece é que nem sempre isso ocorre. E quando o desamor e a falta de unidade  prevalece é porque algo vai mal: a igreja está doente. Permanece em pé, mas com o andar cambaleante; continua viva, mas ligada a "aparelhos"que mantém apenas os sinais vitais:  cultos, orações, reuniões diversas,  agenda cheia de atividades sem vigor, membros que, embora enfraquecidos, ainda repetem os movimentos habituais: cantam, lêem a bíblia, oram, participam dos cultos, ocupam algum cargo, etc.  Porém, da mesma forma que  um paciente em coma na UTI, a igreja doente precisa da cura mas nem sequer se dá conta disso. Alguns de seus órgãos ainda   apresentam sinais de vida, mas de uma vida que vai murchando aos poucos porque a cura não chega.  
Porém há uma boa notícia! Há um único remédio que poderá salvá-la! E ele não está na prateleira do almoxarifado, no currículo de algum doutor ou no emprego de toda técnica e recursos humanos disponíveis. O remédio  que trará a cura está dentro do próprio CORPO do paciente! O remédio é o AMOR de Cristo. Mas é preciso que o paciente "acorde de seu estado de coma" e se decida a usá-lo e então o "médico dos médicos" - Jesus -  operará  o milagre, e a  cura certamente virá!
Veja o que diz João 17:22,23 e 26.

"Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. ...Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja."

Olhemos para a igreja de cada um e vejamos se o que salta aos olhos na comunidade da qual fazemos  parte é o amor entre as pessoas ou o desamor entre elas. Caso o desamor prevaleça, por mais que nos esforcemos em parecer igreja, o mundo não poderá conhecer Jesus e o amor de Deus através de nós! Mas se o amor que promove a unidade do corpo estiver entre todos nós, devemos nos regozijar  pois estaremos realizando a vontade expressa na oração sacerdotal de Jesus pelos que Lhe pertencem (João 17):

Seremos "um", como são "um" Jesus Cristo e o Pai.







2 comentários:

Isabel disse...

Infelizmente este estado de coma impede a clareza de raciocínio e ela não tem condições de enxergar a garvidade de seu estado de saúde. Um paciente em coma só reage a uma situação através do tratamento dos médicos e dos esforços da família, ele mesmo vive em estado vegetativo, não consegue reagir por si só. Neste caso, creio que somente um Avivamento seria a solução.
Cássia Náves

Isabel disse...

Obs.: O comentário da Cássia veio através de e-mail.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails