quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SACOLINHAS PLÁSTICAS. CONSIGO VIVER SEM ELAS??

Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros

Desde que se começou a falar  sobre o uso indiscriminado de sacolas plásticas passei a reparar em como existe um EXAGÊRO  na sua utilização. O melhor exemplo é o que acontece nos supermercados.
Cada vez que vamos às compras o pacoteiro (quando ele existe) coloca um ou dois produtos em uma sacolinha e já pega outra, para novamente colocar nela um produto, ou dois. Raramente coloca tres, a menos que sejam minúsculos, como saquinhos de suco ou pacotinhos de tempêro. Assim, sem mais nem menos, dezenas de sacolas vão para nossa casa e as vamos acumulando  em uma sacola maior  para usar no cestinho do  banheiro, na pia da cozinha e no lixo lixo. Quase sempre acumulamos mais sacolas do que conseguimos usar e vez por outra fazemos uma limpeza na socolona de sacolinhas jogando fora  as excedentes.
Consciente do desperdício do qual eu também fazia parte, adotei  então algumas sacolas de tecido: Sabe aquela sacola antiga de lona colorida que nossa mãe  (ou avó) usava para  fazer *feira?
*Feira = Rua  cheia de barracas com de tudo um pouco e com uma barraca de pastel e caldo-de-cana em uma ou mais  extremidades(você ainda se lembra?).

Comprei então uma dessa  na cor azul, outra de juta, que é vendida no Pão-de-Açucar e resgatei outras duas sacolas de brim cru que usava para outras finalidades. Deixo duas  penduradas num gancho da cozinha para lembrar de usá-las sempre que alguém vai ao mercadinho ou à padaria -(a de lona, que é  e-n-o-r-m-e,   fica dentro do carro com a de juta, pois não há consciência ecológica que faça um adolescente ir ao mercadinho ou à padaria  com elas: "É mico", eles dizem).  Quando vou ao supermercado, além das sacolas peço para colocarem as mercadorias em caixas de papelão,  que sempre ficam num canto para esse fim.  Claro, não consegui eliminar totalmente as sacolinhas de casa, porque sempre compra-se alguma coisa que... vem na sacolinha!  Porém agora consigo reutilizar todas como saquinhos de lixo e nunca mais tive que jogar nenhuma fora!

Abaixo há uma pequena estatística para que você tenha noção do volume do desperdício!

O mundo consome  1,5 bilhão de sacos plásticos por dia: 1.500.000.000 
 547.500.000.000  (quinhentos e quarenta e sete bilhões e 500 milhões) de sacolinhas por ano!
 625.000.000  (seiscentos e vinte e cinco milhões) por hora!

Mais  de 80% dos plásticos são usados uma vez e jogados fora!

Você também pode dar sua contribuição para melhorar o meu, o teu, o nosso  planeta!

Recicle! 
É Simples Assim!


Em tempo: o planeta na verdade não é meu, nem teu nem nosso.
É do Criador, que  nos deixou a tarefa de zelarmos por Ele.


"Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou
no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo."
                      Gênesis 2:15                     


Você também economiza sacolinhas plásticas? Então conte como faz!  Se tem  algo a acrescentar a respeito do artigo fique à vontade, seu comentário será bem vindo!  É só clicar em "comentários" logo abaixo!

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails