domingo, 27 de dezembro de 2009

REPARTIR O QUE SE RECEBE

Acaso o erro de um médico justifica nunca mais procurarmos um hospital?
Ou uma parede da casa que rachou  por uma falha no cálculo do engenheiro justifica vivermos para sempre em uma barraca de lona?


__________________________________________________________________________________

Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros 


Há quem rejeite a idéia de vivenciarmos nossa fé em uma igreja.
São críticos duros das instituições, e confesso que muitas vezes tem boas razões para isso, pois assim como eu e você, eles assistem aos noticiários que volta e meia trazem escândalos patrocinados por pessoas que deveriam zelar pela moral, já que, supõe-se, conhecem as regras de conduta e fé da Palavra de Deus. Mas, conhecer nem sempre é sinônimo de praticar. E assim, o mau exemplo dessas pessoas é combustível para os críticos de igrejas que não veem  valor  algum  no fato de pertencer a uma igreja.

Em  primeiro lugar  a bíblia nos aconselha a não deixarmos de nos reunir, e  em segundo lugar porque dentro de um agrupamento de pessoas com o mesmo propósito de fé podemos "trocar nutrientes" uns com os outros: 

"Assim como acontece,  quando as raízes das árvores entram em contato umas com as outras em uma floresta ou mata cerrada. Ali  ocorre a liberação de uma substância que favorece um determinado tipo de fungo que ajuda a estabelecer uma ligação entre as raízes das árvores, mesmo as de espécies diferentes.  Se uma árvore tem acesso à água e outra a nutrientes e uma terceira à luz solar, o fungo possibilita a transferência desses elementos entre elas. Repartem entre si o que recebem, para que todas sejam preservadas."*

Também em uma igreja trocamos uns com os outros o que temos: o que está forte espiritualmente encoraja o que está  fraco,  o que está  passando por dificuldades no casamento é orientado por quem tem um casamento sólido e estável, o que passa  por lutas com um filho adolescente recebe apoio e orientação daquele que já superou essa fase com sucesso, o que está  empregado pode ajudar a sustentar uma família em dificuldades financeiras, o que está são visita o que está doente levando uma palavra de encorajamento, e assim por diante. Troca. Não interesse, mas troca. Posso  precisar de determinado  "nutriente" mas ao mesmo tempo libero o  "nutriente"  que há em mim a quem precise dele. É uma idéia maravilhosa que só poderia  mesmo ter saído da mente de Deus!

 E há quem prefira viver só, que crê ser auto-suficiente, capaz de suprir todas as suas necessidades emocionais, espirituais e materiais...  Deus sabe que o ser humano não é capaz de viver só pois Ele o criou para  viver em comunidade. Não apenas dando. Não apenas recebendo. Mas  as duas coisas,  dando  e recebendo.  Basta pensar no seguinte:  o cafezinho que tomou  hoje, de onde veio? Quem o plantou, colheu, beneficiou e o vendeu a você?  E a casa em que mora, quem a construiu?  E o ferimento que sofreu, quem curou? E o trabalho remunerado que você tem, quem remunerou? E a carona que voce pegou, quem a ofereceu?

Acontece que nem uma pessoa sequer está livre de falhar nesse processo, seja através de pequenos erros ou de grandes escândalos.  E no mundo secular isso não acontece?   Professores, médicos, comerciantes, politicos, advogados, músicos, intelectuais, não estão todos também sujeitos a erros? Os críticos de igrejas poderiam se aprofundar na análise  dessas questões antes de apenas apontarem  os erros que cometem os fiéis  imperfeitos como todos nós (incluído aqui  também os próprios críticos).

Todos os benefícios práticos e espirituais que advém do fato de pertencermos a uma igreja certamente superam em muito as falhas humanas que possam existir dentro delas! O que comprova que afinal, Deus jamais se engana, e que não se enganou quando disse isto:

"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns"Hebreus 10.25b

e também isto:

"Habite ricamente em vós a palavra de Cristo;
instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria."
Colossenses 3.16a

O trecho  em itálico foi  retirado e adaptado do Pequeno Devocional de Deus para Mulheres

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails