sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CORRUPÇÃO - NÃO SE CONFORME!



Foi  com  alívio que vi nos noticiários desta terça- feira, 08/12 cenas que mostram que a consciência deste país não está morta como eu pensava.
_____________________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros


Integrantes de movimentos estudantis e sindicais e outros manifestantes, se posicionaram  em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) protestando.  O alvo dos protestos era especialmente, o Excelentíssimo Governador do Distrito Federal, Sr..José Roberto Arruda. Esse tal governador, juntamente com seu vice, Paulo Octávio (DEM), secretários e nove deputados distritais foram flagrados recebendo dinheiro, numa demonstração da  participação direta no esquema de formação de caixa 2 na campanha de 2006 e pagamento de propina a membros da base aliada na Câmara Legislativa. Todos negam as denúncias. Claro, não poderia ser diferente, mas as imagens confirmam o que eles negam! Video mostra o governador Arruda recebendo dinheiro.O alívio que senti foi por ver que há pessoas que não se conformaram  (conformar = tomar  a forma de; amoldar-se) com o silêncio do povo diante das barbaridades que todos sabemos, vemos e ouvimos,  e se organizaram para PROTESTAR!! Para mudar o que esta errado!

Há poucos dias, ao passar diante de um prédio que já foi a sede da Reitoria da Universidade de Taubaté - o Solar da Viscondessa -  comentei com meus filhos sobre alguns episódios que ocorreram ali  quando eu  era moça. Contei que um dia o pátio daquele edifício foi tomado por jovens que chegaram até ali em passeata pacífica. Alguns  estudantes que encabeçavam aquele comício ficaram em pé sobre a balaustrada da varanda e agitando os braços, conclamavam a todos para que se rebelassem contra algum fato (que não me lembro qual era). A bem da verdade, eu lá estava  mais porque conhecia alguns dos  estudantes da Faculdade de Agronomia , o  Amauri ( Tripa), o Bóris e  o Marcelo, que encabeçavam o movimento, do que por uma forte convicção em defesa da causa. Mas eu estava lá!   Participei da passeata, assistí ao comício, fui a outras reuniões  na Faculdade de Direito. Era apenas uma espectadora, mas me emocionava em ver a vigor com que os jovens universitários lutavam por mudar a situação.
Hoje o prédio, que estava em péssimas condições,  passa  por reformas ( Projeto RESTAU renova a história de Taubaté)  e foi essa  movimentação de trabalhadores alí que me chamou a atenção, trazendo-me à lembrança aqueles dias. Comentando com os filhos a respeito, aconselhei-os a NUNCA se conformem com o que estiver errado, pois ser cidadão não se resume  apenas a pagar  impostos e cumprir as leis. É muito mais. É também participar das questões que dizem respeito à vida do povo. É preciso tomar posição,  mas, depois de tomada, se for o caso, fazer algo aà respeito. Porém posicionar-se requer estar bem  informado, assistir os noticiários, ler reportagens em revistas, jornais e internet, ler livros. Requer parar, refletir, gastar tempo pensando. 
Há tantas coisas para se ficar indignado além da corrupção na política! Exploração sexual de adolescentes; tráfico de drogas; polícia corrupta;  mensagens subliminares em jogos de video-game e filmes infantis  que deformam a  mente das crianças; cenas de extrema sensualidade nas novelas  estimulando a libido de quem ainda não tem idade para isso (e depois perguntamos porque há tantas adolescentes grávidas...);  líderes de falsas igrejas que exploram a fé dos fiéis para enriquecimento pessoal; neurose consumista; neurose estética; São tantos os motivos!  Mas ficamos apenas indignados e nada fazemos, não é mesmo?

Os manifestantes de Brasília protestaram contra a corrupção e pedem o impeachment do governador.
Parabéns a eles. Parabéns a todos os que crêem que é possível um país decente e decidem lutar por isso.
Estou INDIGNADA!  Quero viver num país limpo!  Quero meus representantes  limpos! Quero ter o direito de ver o dinheiro dos imposto  usado para o bem do povo! Quero meninas brincando de bonecas! Quero meninos jogando bola! Quero igrejas que cumpram seu papel bíblico! Quero que todos  assistam  tv  sem ficarem  excitados ou   serem  induzidos a fazer uma opção sexual diferente daquela para a qual Deus os criou!  Mas como mudar isso tudo?
Na hora de  votar;  escrevendo cartas a jornais e revistas; fazendo comunidades no orkut; promovendo abaixo-assinados ou pelo menos assinando-os; imprimindo folhetos e distribuindo-os; debatendo com amigos e parentes para conscientizá-los; orientando os filhos sobre todos esses temas; enviando e-mails (esqueça as correntes e envie e-mails pessoais). Crie outras maneiras. Mas FAÇA ALGUMA COISA!

Que bom que assisti àquelas cenas na terça-feira  antes de dormir.  Acordei com esperanças!
Resolvi fazer alguma coisa.
Escrevi para você!


"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento" Romanos 12.2a 


Interpretando o versículo:
  Não devemos tomar a forma do mundo, ser como o mundo é, mas devemos transformá-lo mudando nossa mente, nossa maneira de ver as coisas, sair do lugar-comum e deixar de pensar e viver como a maioria.



O QUE VOCÊ ACHOU? 
FAÇA UM COMENTÁRIO ABAIXO:

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails