terça-feira, 24 de novembro de 2009

(4 filhos + 1TV + 1computador ) = Harmonia

                                                                                                                                                                                                                                 
Se você não leu ainda a postagem de ontem  "4 filhos + 1 TV + 1 Computador = N Confusões"

recomendo que a leia primeiro.




Há tempos percebíamos que não adiantava   dizer aos filhos para  se entenderem  sem brigas e discussões, por causa da TV e do computador. Elas se tornavam cada vez mais frequentes  à medida que iam crescendo e definindo suas preferencias que, em muitos aspectos, divergem totalmente umas das outras.

Então o que fazer? Bem, quando nós estamos diante de um impasse costumamos pedir a Deus que nos mostre uma maneira de resolver o problema, e estou certa que foi isso que aconteceu, pois logo veio a seguinte idéia, que colocamos em prática:

Estabelecemos que  cada filho só pode ficar uma hora na TV ou no computador. Isso mesmo: apenas uma hora!  Depois disso outro assume o aparelho e assim por diante. Caso não haja ninguém interessado pode continuar assistindo até que  alguém queira usar. No início eles mesmos  tiveram que acertar algumas regras à medida que foram surgindo outras questões. Uma delas foi a de que aquele que pedir  primeiro,  será o primeiro do dia. Mas sempre tinha um espertinho reservando horário, tipo "amanhã vou ser o primeiro a usar a TV,  ok?"  Decidiram que "fazer reserva" estava fora de questão.  Também resolveu-se que sempre que o Palmeiras jogue a prioridade será o jogo! Difícil foi  fazer as meninas gostarem dessa regra! 

Trocamos as  discussões, as lágrimas e as  bravezas pela prática de princípios valorozos  que facilitarão seus relacionamentos em qualquer ambiente. Princípios como estes:

Respeito ao próximo:  Aprenderam a respeitar o direito do outro e não apenas a satisfazer sua própria vontade.
Senso de justiça:  "Se eu quero que o outro seja justo quando vence a hora dele terei que ser justo quando vencer minha hora também."
Saber esperar: Num mundo onde tudo é instantâneo, imediato, veloz, é essencial  saber esperar por algo que se deseja. Esse treinamento caseiro os ensina a saber esperar, por exemplo,  pelo  tempo da maturidade ideal  para se ter um compromisso com o sexo oposto; a perseverar em algum propósito esperando com paciência pelos resultados ou  a aguardar pelo tempo de Deus para uma resposta de oração.
Democracia: A medida que surgem novas necessidades o "grupo de irmãos" tem que encontrar soluções para as questões que vão surgindo. Isso permite a eles a prática democrática em que  todos participam em beneficio do próprio grupo.
Compartilhar:  Essa experiência proporciona  momentos deliciosos de interação. Quando alguém está assistindo a um video divertido no youtube, por exemplo,  chama logo os outros para que possam rir juntos, ou então para comentar uma notícia nova, assistirem a um mesmo filme ou a cantarem em dupla uma música (baixam as cifras na internet para tocar no violão).
Ceder: Como a TV fica bem próxima do computador acontece de às vezes um dos filhos ter que usar o fone de ouvido para não perturbar os outros.  É óbvio que isso não é o ideal  mas é a única maneira  para que  todos possam ouvir o que lhes interessa. Pode acontecer então de terem  que recorrer à alguma "negociação" (afinal... nem tudo é perfeito). Vence o que tiver melhor argumentação e então alguém tem que ceder.
Melhor uso do tempo: Com esse arranjo administra-se  melhor o tempo longe das telinhas e sua forma de ocupá-lo com as tarefas escolares e os estudos, que  passaram a ser feitos com muito menos  "pressão materna" e também com outras atividades mais criativas, como a ler um livro, fazer as unhas, dar banho no cachorro,  desenhar, jogar bola,  e até  mesmo uma reparadora soneca.

Gostou da solucão encontrada?  Nós também.

"Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos".
Provérbio 2:6-7a


DEIXE SEU COMENTÁRIO!
 Ele é muito importante para o sucesso deste blog!  Obrigada!

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO:

Related Posts with Thumbnails